Saúde e Bem-estar

Dia do amigo: Amizade pode combater sintomas da depressão

O Dia Internacional da Amizade ou o “Dia do amigo” é comemorado oficialmente em 20 de julho

O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, é mais uma oportunidade para celebrar e também reforçar os laços de amizade. De acordo com a psicóloga Gilvania Dias, ter uma boa rede de amigos pode ajudar no combate a depressão. A amizade traz benefícios tanto para a saúde mental como física, pois vínculos afetivos despertam as emoções positivas, promovendo bem-estar.

“Todos nós temos essa necessidade de viver em grupo, nós somos seres biopsicossocial e já nascemos com essa vontade . E essa primeira experiência com um grupo é a nossa família, conforme nós vamos crescendo e se desenvolvendo na juventude, nós  nos aproximamos daquelas pessoa que tem uma identificação maior com os nossos princípios, os quais nós chamamos de amigos”contou.

A especialista ressalta que a amizade se mostrou muito eficaz durante o período da pandemia de coronavírus, onde o relacionamento precisou se distanciar e muitas vezes se manteve usando o apoio da tecnologia.

“Ter amigos é de suma importância para a nossa saúde mental. E esse período de pandemia mostrou verdadeiramente isso, por que tivemos que nos distanciar um dos outros, por meio de videochamadas que nós não tínhamos tanto o costume de fazer, e até mesmo vergonha, por achar que está incomodando o outro”explicou.

Pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, ter noites ruins de sono e sofrer mais com as complicações enfrentadas ao longo da vida, como o estresse.

“Ter amigos é importante, nos fortalece e nos dá animo para enfrentar as dificuldades e nesse período temos que mostrar que as pessoas são importantes, não espere que o outro demonstre que o primeiro tome essa iniciativa, é importante cada um fazer a sua parte para aqueles que fazem parte das nossas vidas” disse a especialista.