Saúde e Bem-estar

Diabéticos que precisam de insulina devem fazer cadastramento

Entenda a relação da insulina com a diabetes

Começa nesta segunda-feira, 19, o processo de recadastramento com atualização de dados e novos cadastros de pacientes diabéticos que fazem uso da insulina, para que recebam o novo aparelho e as fitas glicêmicas. 

Para isso, é necessário que o paciente procure primeiro o Posto de Saúde onde é atendido para agendar o recadastramento, que é feito na Superintendência de Atenção Farmacêutica (SAF), na Av. Cap. Júlio Bezerra, 1150, São Francisco, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 Esta é uma ação que faz parte do programa de automonitoramento glicêmico do município de Boa Vista, que atende pacientes insulinodependentes, com a distribuição de insumos como a fita, aparelho glicêmico, além de insulinas humanas NPH e Regular.

 Quais os documentos necessários?

Os pacientes devem levar a documentação exigida, entre elas a cópia de RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência do titular da receita ou com declaração do titular da conta, prescrição médica, solicitação médica de glicosímetro. As gestantes, além de todos esses documentos, devem levar também a caderneta da gestante.

 Os atendimentos seguem até o dia 6 de maio, agendados pelas UBS´s. Após esse primeiro atendimento com cadastro e atualização de dados, os insumos e medicamentos serão disponibilizados normalmente na unidade do bairro em que o paciente é atendido. 

Qual é a relação da insulina com a diabetes?

A diabetes é uma doença que está relacionada a um tipo síndrome metabólica. Ela ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente para o organismo. A doença pode afetar homens e mulheres de todas as idades e as suas características são divididas em tipos. Os principais são: tipo 1, pré-diabetes, tipo 2, e diabetes gestacional. Para qualquer pessoa, a insulina é indispensável. Neste post, você vai conhecer as funções do hormônio e a relação dele com a diabetes.

Cronograma de atendimentos: