Saúde e Bem-estar

Diagnóstico precoce de casos de HIV/AIDS é reforçado em RR

Medida visa melhorar a assistência aos usuários nas unidades de saúde no interior

O trabalho de prevenção e diagnóstico precoce de casos de HIV/AIDS está sendo reforçado em Roraima. Nesta semana, a Secretaria de Saúde, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária) e do Núcleo Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, realiza uma ação estratégica no interior do Estado.

O trabalho consiste na capacitação dos profissionais de saúde, manejo clínico e descentralização dos medicamentos antirretrovirais, para as Unidades Hospitalares e Atenção Básica. O trabalho encerrou nesta sexta-feira,13.

Nas Unidades Hospitalares, o foco é fortalecer a prevenção à transmissão vertical e o acidente ocupacional e não ocupacional.

“Hoje nós recebemos várias gestantes com diagnóstico HIV positivo, de vários municípios, que são encaminhadas para fazer o parto aqui na maternidade em Boa Vista. Então com essa estruturação nas unidades que tenham Centro Obstétrico, essa profilaxia poderá ser feita lá mesmo, e essa paciente não precisará ser encaminhada até Boa Vista para fazer a profilaxia e o parto, uma vez que poderão ser atendidas nas próprias unidades”, esclareceu Valdirene Oliveira, Diretora de Vigilância Epidemiológica.

Em relação ao acidente ocupacional, o objetivo é atender de forma mais imediata e prática os profissionais que por ventura se acidentam.

“Quando ocorre um acidente ocupacional, o profissional precisa se locomover pra Boa Vista ou pra Rorainópolis, no Sul do Estado [que é o único hospital que tem antirretroviral na atenção básica], e com a descentralização esse atendimento também poderá ser feito na própria região”, enfatizou.

A descentralização está relacionada também aos casos de violência sexual, onde também é necessário fazer a profilaxia.

As equipes do DST AIDS estão executando as ações em etapas. Nesse primeiro momento ocorrem as reuniões de articulação, capacitação e orientação sobre os fluxos. No segundo momento, um profissional médico fará a capacitação de manejo clínico para os médicos que atuam no atendimento, além da capacitação dos farmacêuticos das unidades hospitalares.

“Nesta reunião reforçaremos com o todos os profissionais a importância da prevenção combinada em cada um dos municípios, para isso estamos preparando a estrutura, fazendo as orientações, capacitando e tirando dúvidas sobre o manejo clínico. É fundamental tratar dessa questão, pois temos testes rápidos de diagnóstico em todos os municípios do Estado, mas não temos nenhum hospital, fora a capital, que atenda a profilaxia da transmissão vertical e acidente ocupacional e não ocupacional. E esse trabalho de compartilhamento com responsabilidade com os municípios evitará que os nossos usuários sejam deslocados pra Boa Vista sem necessidade”, salientou.

REDE DE ATENDIMENTO

Na capital, as pessoas que necessitam de atendimento são atendidas no SAE (Serviço Ambulatorial Especializado) que atua como Unidade de Referência no atendimento dos pacientes.

Nos últimos anos foi realizado o trabalho de ampliação e reestruturação de toda a parte de diagnóstico no Estado de Roraima, incluindo teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B. Cinco municípios que já possuem Unidade Dispensadora na sede. A expectativa agora é reforçar esse trabalho no Estado.