Saúde e Bem-estar

Diálogo familiar previne incidência de depressão nos jovens

Psiquiatra e pediatra falam sobre a importância da conversa entre pais e filhos

A psiquiatra  Raquel Pereira Lima e a pediatra Lissandra Martins concederam uma  entrevista ao Programa Quem é Quem da Rádio Folha nessa quinta-feira (23). Durante o programa, as especialistas explicaram como o excesso de exposição à internet aumenta o stress e a ansiedade, principalmente entre os jovens.

“Esse excesso de informação sem supervisão e diálogo entre os pais pode levar à depressão é a principal causa das tentativas de suicídio. Entre os sinais de depressão que são mais perceptíveis em jovens estão o isolamento, mau humor, irritação e automutilações” explicou a pediatra Lussandra Martins.

Segundo a psiquatra Raquel Pereira Lima é muito importante que tudo seja conversado no ambiente familiar.

“Apenas impor, “não pode“ acaba diminuindo a possibilidade de um vínculo maior com a família, o adolescente precisa ter um caminho onde pode se abrir e buscar os pais para tirar dúvidas, para isso, a conversa tem que ser instruída desde a infância, para que o adolescente não seja pego de surpresa” explicou.

A especialista explica que cada sociedade determina uma idade para inicio e fim da adolescência.

“Nem todo mundo começa e termina o processo de adolescência na mesma idade, tem pessoas que arrastam o comportamento de adolescentes até a fase adulta. Nós temos uma parte no nosso cérebro que chama córtex pré-frontal que é responsável pelo nosso filtro, nós pensamos muitas coisas, mas esse filtro faz com que nós evitamos fazê-lo, e esse órgão ainda não está amadurecido nos jovens e por isso, eles são mais impulsivos e estão em faze de experimentação da vida” explica.

Confira a entrevista na íntegra

Leia mais – Mudança no temperamento é normal na adolescência