Saúde e Bem-estar

Dicas para quem tem um gato de estimação em casa

Um gato com mais de 6 kg deveria comer 11 g por quilo de peso corporal

O gato é um animal tão querido que não possui apenas um dia em sua homenagem. O Dia Mundial do Gato celebra-se a 8 de agosto, a data foi criada pela International Fund for Animal Welfare, além de hoje, o dia 17 de fevereiro também serve para lembrar a importância desse animal, a segunda data foi criada por uma organização italiana de defesa aos animais, para proteger os gatos de perseguições e para promover as adoções de felinos.

Quem tem o animal como bicho de estimação sabe que é necessário ter paciencia e responsabilidade para ser tutor do bichano. Considerado animais cheios de responsabilidades, muitas vezes, os donos dos gatos precisam adotar atitudes que agradem o felino.

Confira dicas:

Alimento perto da caixa de areia sanitária não é recomendado

 Outra curiosidade em relação ao comportamento de um gato, inclusive filhote, é que ele prefere se alimentar se seu comedouro estiver longe da caixa de areia sanitária. Isso porque eles não gostam e têm um olfato muito aguçado! Portanto, o tutor precisa estar atento e mudar o comedouro de lugar a uma distância do “banheiro” do felino.

Gatos podem tomar banho?

Os gatos são animais muito higiênicos e raramente ficam mesmo muito sujos. Isto porque os gatos passam grande parte do dia a tratar do seu pêlo, e a limpeza que fazem é tudo menos superficial. Além disso, os gatos têm um instrumento ideal para a limpeza do pêlo: a sua língua áspera.

Se o seu gato estiver mesmo muito sujo ou não se puder lavar por causa de algum acidente faz sentido dar-lhe banho.Para isso deve ter a água em temperatura morna e usar um shampoo para gatos. Também o local do banho deve estar aquecido para o gato não ficar com frio.

 

Qual é a quantidade de comida ideal para os gatos?

Um gato que pesa 2 kg deveria comer entre 30 e 40 g.

Um gato que pesa 3 kg deveria comer entre 40 e 55 g.

Um gato que pesa 4 kg deveria comer entre 45 e 65 g.

Um gato que pesa 5 kg deveria comer entre 55 e 75 g.

Um gato com mais de 6 kg deveria comer 11 g por quilo de peso corporal.