Saúde e Bem-estar

Dieta saudável não precisa ser cara, diz especialista

Para esclarecer esse mito, o nutricionista Mayk Lucena comenta sobre o assunto

Muitas pessoas acreditam que para ter uma dieta saudável é preciso gastar além do que o habitual, se tornando algo caro. Porém, o nutricionista Mayk Lucena garante que existe a possibilidade de se adquirir produtos que façam bem a saúde e não ultrapasse o orçamento de cada um.

“As pessoas devem procurar alimentos da região, por exemplo, se estamos na época da manga, do caju, devemos utilizá-los, mas isso vai de acordo com o gosto de cada um. Então, analisar quais frutas, verduras e legumes estão baratos no mercado e qual delas te darão o hábito de ingerir, ajudam a seguir uma dieta balanceada”, ressalta.

O especialista recomenda alguns alimentos que os roraimenses podem adquirir de acordo com seu gosto (Foto: Divulgação)

“Maxixe, quiabo, couve, abóbora, cenoura e alface são alimentos que possuem muitos nutrientes essenciais para a saúde equilibrada e podem ser encontrados facilmente aqui no estado”, pontua.

Segundo ele, adquirir esses alimentos regionais também garantem que as pessoas possam ingerir nutrientes essenciais para o organismo, mantendo uma alimentação adequada.

“Temos várias hortaliças na região que tem quantidade superior de nutrientes e vitaminas do que uma fruta que é de origem de outro estado e que sai com um valor mais caro”, diz o nutricionista.

Lucena alerta que o que sai caro é manter por toda a vida uma dieta que não é saudável, mas que afeta de maneira negativa a saúde física.

“Ir à feira, por exemplo, e comprar esses itens para duas semanas, se torna acessível. O que sai caro é comer mal durante muito tempo, e depois querer recuperar a saúde. Ter uma boa alimentação é um investimento e não um gasto desnecessário”, alerta.

Mayk recomenda que as pessoas reflitam sobre seus gastos dos últimos tempos com comidas que não favorecem a própria saúde.

“Avalie como você come, se tem feito refeições fora de casa e o que geralmente ingere. Na maioria das vezes, as pessoas acabam gastando mais e se alimentado de maneira errada tendo essa rotina alimentar desequilibrada, quando você planeja a sua alimentação, além de você se tornar saudável, acaba economizando mais do que antes”, enfatiza.

Ele também indica que as pessoas procurem um nutricionista para que ele possa passar uma dieta adequada para o organismo da pessoa.

“As pessoas costumam seguir dietas que muitas vezes descobrem na internet, e isso é perigoso, pois cada um tem necessidades nutricionais diferentes do outro. Indo a um nutricionista, o paciente tem o tratamento necessário e o resultado que procura, não somente o estético, mas a melhora de sua saúde física”, reforça.