Saúde e Bem-estar

Dieta sem lactose é só para quem tem intolerância ou alergia

Se a pessoa não possui a intolerância, e exclui esses alimentos da dieta é possível que ela venha desenvolver uma espécie de alergia ou desconforto

Pessoas com alergia alimentar ao leite de vaca devem eliminar completamente as proteínas do leite da dieta e encontrar alimentos alternativos que fornecem cálcio e outros nutrientes vitais. Essa dieta restritiva vem ganhando adeptos também entre aqueles que não possuem a condição, mas estão em busca de emagrecer milagrosamente.

De acordo com a nutricionista Talita Nascimento, o consumo de e lactose pode trazer consequências graves às pessoas que são intolerantes a eles. No entanto, eliminar esses componentes da dieta apenas para emagrecer também pode colocar a saúde em risco.

“É muito importante que as pessoas saibam o que é a intolerância a lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Para as pessoas que possuem essa intolerância é interessante que ela exclua todos os alimentos que possuam essa substância para evitar esse desconforto, mas aqueles que não tem essa necessidade não precisam se adaptar a uma dieta restritiva” explica.

“Se a pessoa excluir leite ou algum produto que contenha lactose, ela não irá sofrer com deficiência da lactose, mas de outros minerais importantes para o corpo, como o magnésio, fósforo e potássio” diz. 

Segundo a nutricionista, a lactose em si não é capaz de fazer com que o organismo fique mais vulnerável ao ganho de peso. “Ingerir leite não engorda, o que engorda são as faltas de atividades físicas combinados com uma dieta não balanceada, além da parte genética, ou seja, são esses fatores que podem fazer que uma pessoa aumente de peso” diz.

A intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite. Embora esses dois problemas sejam frequentemente confundidos, a alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de qualquer quantidade de leite.

“Se a pessoa não possui a intolerância, e exclui esses alimentos da dieta é possível que ela venha desenvolver uma espécie de alergia ou desconforto, por isso que essa restrição alimentar é apenas indicada para pessoas que tenham essa condição” diz.