Saúde e Bem-estar

Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas

A CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram aprovadas, por unanimidade.

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou, neste domingo (17), a aprovação, por unanimidade, do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todos os cinco diretores indicados pelo presidente Jair Bolsonaro votaram a favor dos imunizantes.

Técnicos da Anvisa já haviam recomendado o uso emergencial de ambas as vacinas. A decisão passa a valer a partir do momento em que houver comunicação oficial aos laboratórios que fizeram o pedido. O resultado também é publicado no portal da Anvisa e não precisa de publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.

Na última semana, o presidente e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informaram que a vacinação deve ter início ainda em janeiro, para um público prioritário formado por profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, idosos e indígenas. A data, no entanto, ainda não foi definida, e dependerá da logística prévia de distribuição dos imunizantes para centros de vacinação em todo o país, o que levará alguns dias, além do detalhamento sobre o público-alvo nesta primeira fase.

O governo dispõe, neste momento, de seis milhões de doses da Coronavac,  armazenadas no Instituto Butantan, em São Paulo. Outras duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, que podem ser importadas da Índia nos próximos dias, terão a entrega atrasada, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.    

Anvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Publicidade