Saúde e Bem-estar

Doadores de medula óssea devem manter o cadastro atualizado

O sangue é examinado por meio de testes de laboratório para identificar suas características genéticas

As pessoas interessadas em serem doadores de medula óssea devem se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Criado em 1993, o registro reúne as informações de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, como nome, endereço, contato, resultados de exames e características genéticas das pessoas que se cadastram como doadoras. Em Roraima, a coleta é feita no Hemocentro, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

De acordo com a médica hematologista Cibelli Navarro, q
uando um paciente precisa do transplante e não há um doador aparentado, como pais, irmãos ou outros parentes próximos, busca-se no Redome um doador cadastrado que seja compatível. Se encontrado, articula-se a doação.

“É muito importante que os interessados em fazer a doação mantenham o cadastro atualizado, principalmente os da região norte, é mais comum encontrar doadores compatíveis na região em que o paciente que precisa nasceu e viveu” explicou.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde; Além de não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

A médica hematologista Cibelli Navarro explica como funciona o transplante (Foto Geziel Ribeiro/Folhabv)

O sangue será examinado por meio de testes de laboratório para identificar suas características genéticas. O resultado do exame e seus dados pessoais serão incluídos no Redome. As informações genéticas serão cruzadas com os dados dos pacientes e quando houver um paciente compatível, outros exames serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.

Doação – Existem duas formas de doar e a escolha do procedimento mais adequado é do médico. No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções (pequenas aberturas). Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação. O segundo procedimento chama-se aférese. Nesse procedimento o doador toma um medicamento que permite a retirada das células da medula óssea pelas veias do braço. Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME. Em novembro de 2014 havia 3,500 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).

Medula óssea – É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos do corpo. Conhecida como a “fábrica do sangue”, a medula óssea é a responsável pela produção das hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, componentes fundamentais para a saúde do sangue.