Saúde e Bem-estar

Documentário conta história da jovem que lutou contra o cancêr

Janaína Araújo faleceu no dia 07 de fevereiro após realizar um dos seus sonhos

Com câncer, Janaína Araújo, de 18 anos, fez uma lista de desejos no hospital e realizou um deles dois dias antes de partir. A TV Assembleia conta história em documentário que estreia nesta sexta-feira (18).

No dia 3 de fevereiro deste ano, Janaína Araújo, de 18 anos, estava internada no Hospital Geral de Roraima com câncer renal, quando uma amiga fez uma visita e pediu para ela fazer uma lista de coisas que ela queria fazer ao sair do hospital. Entre os pedidos, estava uma coisa inusitada: tomar banho com água de um caminhão dos Bombeiros.

Logo depois o sonho dela foi realizado, em um dos seus últimos dias de vida. A história da jovem será contada no documentário “A vida…E a vida da Janaína”, da TV Assembleia (canal 57.3), que estreia nesta sexta-feira (18).

Em 2016, Janaína já estava em tratamento no HGR quando conheceu Thaís Silva, que na época estava internada para fazer uma cirurgia. Ali nasceu uma relação que faria, três anos depois, Thaís voltar ao hospital para visitar a amiga. Quando Janaína contou o desejo, Thaís passou a lista para a equipe médica, que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros.  “Ela falou assim ‘banhar de Bombeiro’. Até eu coloquei assim do lado: ‘incrível’”, disse a amiga.

O dia 5 de fevereiro foi uma data marcante para Janaína. Com apoio da equipe médica e do Corpo de Bombeiros, ela visitou o quartel, fez um passeio no caminhão e realizou o tão desejado banho. “Achei tudo maravilhoso, tipo eu tava desanimada quando acordei, mas pensei: ‘Quer saber? Eu vou me levantar dessa cama, vou ter que me animar, para eu ser um exemplo para as outras pessoas’”, disse no vídeo filmado durante visita, em uma cadeira de rodas, com um sorriso no rosto.

Dois dias depois a jovem morreu. Ela lutou contra o câncer nos rins por quatro anos. O pai, Josivan Morais relembra quando a filha relatou as primeiras dores. “Ela sempre brincava demais com os meninos, jogava bola também, aí veio um tempo desses se queixando para mim ‘pai eu sinto uma dor’.”

A história da jovem encoraja outras pessoas a não desistirem dos sonhos mesmo com as adversidades da vida. Por isso, a TV Assembleia resolveu retratar a história no documentário “A vida…E a vida da Janaína” com fotos, vídeos, relatos dos amigos, familiares e quem conviveu de perto. O material foi produzido pelo jornalista Johann Barbosa. “A importância de superar qualquer problema, foi isso o exemplo, a lição que ela deixou para todo mundo, inclusive para a nossa equipe que fez esse registro, essa gravação.”

Quem deseja conhecer mais sobre a história da Janaína pode assistir o material na TV Assembleia, canal 57.3. Nesta sexta-feira (18) o documentário será exibido às 11h, 14h30, 19h30 e 21h30 e também será disponibilizado no YouTube (assembleiarr).