Saúde e Bem-estar

Drenagem Linfática é aliada no pós-operatório de Câncer de Mama

Objetivo é prevenir possíveis complicações e auxiliar na reabilitação do paciente

As afecções mamárias representam um importante problema de saúde pública no Brasil atualmente. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro do Brasil, correspondendo a uma das principais causas de óbitos no país. Poucas pessoas sabem que durante o processo de recuperação, a drenagem linfática pode ser uma grande aliada no pós-operatório e indicação médica para evitar complicações. 

De acordo com Mirian Oliveira, Fisioterapeuta, após a cirurgia podem ocorrer várias complicações como o aparecimento de fibroses, alterações circulatórias e respiratórias, parestesias, dor, rigidez, linfedema (inchaço), entre outras.

As sequelas acometem o braço deixando o paciente com dor e dificuldade de movimentação devido ao excesso de fluído linfático acumulado, gerando uma série de complicações.

“O tratamento desse inchaço deve ser feito através da drenagem linfática manual, que induz o fortalecimento e alongamento muscular com a massagem de fricção sobre a cicatriz. Sendo que seu tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para evitar sua instalação no membro (linfedema, lembrando que após instalado o quadro de linfedema não há mais cura para o mesmo, apenas controle, daí a grande importância de um acompanhamento imediato” explica a especialista.

Ela explica que a drenagem linfática pode ser iniciada nos primeiros dias de pós-operatório, respeitando o limite de dor da paciente, visando sempre uma recuperação eficiente, preservando os movimentos do membro ou mantendo-os o mais próximo e mais funcional possível.

“A drenagem linfática no pós-operatório do CA de mama irá estimular a absorção e o transporte de líquidos intersticiais, de uma área em congestão até outras regiões que possuam linfonodos preservados e em perfeito funcionamento. Também irá atuar dissolvendo fibroses linfostáticas, estimulando a formação de neoanastomoses linfáticas, estimulando o trabalho dos capilares linfáticos e estimulando a motricidade dos linfagions” explica.

O tratamento está disponível na clínica Pelle Mosaic localizado na Rua José Coelho, 137 – Centro. Informações 99132-924/ 3624-5077.