Saúde e Bem-estar

É preciso tirar resquícios do álcool em gel para não afetar olhos

Especialista relatou que para fazer o manuseio da lente de contato é preciso apenas lavar as mãos com água e sabão

A orientação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) não pede que as pessoas abandonem o uso das lentes de contato, mas recomenda que se redobrem os cuidados com a higienização das mãos e da própria lente. O médico oftalmologista Amarildo Rodrigues Melo relata que há muitos casos de irritação ocular quando as pessoas levam as mãos com resquícios de álcool em gel aos olhos.

Ele explica que o líquido usado para higienizar e armazenar as lentes, os removedores de proteínas, são o suficiente para matar o vírus, caso ele entre em contato com as lentes. “Já tive alguns pacientes com olhos irritados e muita vermelhidão pelo uso do álcool em gel que pode afetar a visão. É preciso redobrar o cuidado com elas: lavar as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes, lavá-las apenas com o removedor de proteínas, manter e trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento, não usar a lente por mais de 12 horas seguidas, e usar lubrificante sem conservantes ou colírio nos olhos sempre que possível” explicou.

O especialista alerta que usar óculos faz com que as pessoas toquem menos nos seus rostos e por isso pode ser mais indicado, porém os usuários ainda precisam colocar os dedos no rosto para tirar e aplicar a lente de contato, também aumentando as chances de contaminação.

“Quem usa lente já sabe desses cuidados e deve segui-los sempre, com ou sem pandemia. Até porque algumas condições obrigam o uso da lente” explicou.

O armazenamento das lentes em soro fisiológico ou na água não é recomendável. “Dormir com a lente também pode causar estragos na saúde da visão” reforçou.

Publicidade