Saúde e Bem-estar

Entenda a diferença entre a miopia e a baixa visão

Especialista explica como chegar ao diagnóstico

Ao contrário do que ainda é muito difundido, as pessoas com deficiência visual são, na verdade, caracterizadas pela ausência de visão total ou parcial. O que determina se uma pessoa é míope ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão.

“A miopia é um erro de refração no qual o paciente tem dificuldade para enxergar para longe. A baixa visão acontece quando o paciente enxerga pouco e pode acontecer pelos mais variados motivos, sendo um deles a miopia” explica o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira.

O diagnóstico é feito através da consulta oftalmológica por meio do exame de refração. “Quando este exame não é conclusivo sobre o motivo da baixa visual, podem ser necessários exames complementares como angiofluoresceinografia, tomografia de coerência óptica, topografia corneana, entre outros” explicou.

Tratamento

O tratamento da miopia é feito através do uso de lentes corretoras sejam elas nos óculos ou lentes de contato. Existe ainda a possibilidade de cirurgia refrativa para determinados casos. Já nos casos de baixa visão, o oftalmologista relata que o tratamento irá depender de sua origem. “Há casos em que a baixa visão pode ser corrigida com óculos, lentes de contato, lentes de visão subnormal ou mesmo cirurgia como transplante de córnea, cirurgia de retina, de catarata. Enfim, o que determinará o tratamento escolhido será o fator causador“ diz.

“Nosso estilo de vida se apoia fortemente no sentido da visão. Por esta razão, a baixa visual implica em perda na qualidade de vida em um primeiro momento. Pode ter implicações como impedir a pessoa de tirar habilitação para motorista ou necessitar de acompanhamento para andar. Em alguns casos, em um segundo momento, a baixa de visão pode levar o paciente a ter que se adaptar à nova realidade como aprender braile, por exemplo.” relata.