Saúde e Bem-estar

Entenda a relação da imunidade com o sistema intestinal

Beber água é fundamental para quem precisa se manter saudável ou para quem está em tratamento

Desde que a Covid-19 se alastrou pelo, houve uma preocupação em todos os lares sobre o nosso sistema imunológico. A mensagem repassada por muitos especialistas é de que a pessoa bem nutrida conseguirá ter uma melhor resposta contra qualquer doença e terá maiores chances de ter sintomas suaves, caso tenha um resultado positivo para o coronavírus.

O fato é que o reforço da imunidade passou a ser uma meta de muita gente. Mas afinal, o que fazer para melhorar o sistema imunológico? A professora de Nutrição da Estácio da Amazônia, Maria Aparecida de Assis, explica que não existe um único alimento ou uma única dieta capaz de garantir essa aquisição para o corpo humano. Segundo ela, uma alimentação saudável é o caminho a ser seguido para aumentar a imunidade.

“E como chegar a esse tipo de alimentação? Dando preferência à ingestão de verduras, frutas, legumes, alimentos integrais, carnes magras. E é preciso manter essa dieta todos os dias e não apenas ser uma exceção. Não é para comer um arroz integral porque está doente. É incluir no nosso dia a dia. Se nós mantermos uma dieta equilibrada e saudável, a consequência disso é a melhora da nossa imunidade”, ressalta.

Outro aspecto que envolve todo o processo que ajuda a aumentar a imunidade está relacionado ao bom funcionamento do sistema intestinal. Maria Aparecida, especialista em Nutrição nas doenças crônicas, explica que a boa saúde da flora intestinal, ou microbiota intestinal, vai garantir a manutenção da saúde de todo o organismo.

“E a microbiota intestinal saudável é aquela que possui mais bactérias boas do que ruins, porque nossa flora intestinal é riquíssima em bactérias, só que para estar saudável, precisa estar proliferada de bactérias boas. E novamente: isso só é possível através da alimentação. Portanto, quando a gente tem uma microbiota intestinal saudável, todos os alimentos serão melhor aproveitados pela nossa flora intestinal”, completa.

Uma forma de destruir as bactérias boas do intestino, por exemplo, é com o consumo excessivo de álcool. De acordo com a professora, se o consumo for baixo, e ao longo da semana houver uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, e alimentos integrais, é possível repovoar a microbiota intestinal com bactérias benéficas.

“E como isso a gente consegue absorver muito melhor todos os nutrientes que está ingerindo através dos alimentos. Quando a gente não tem, não consegue absorver esses nutrientes, como o ferro, o magnésio, o cálcio, as vitaminas. Precisamos estar com o intestino saudável para melhor absorver todos os nutrientes que vem através da alimentação”, reforça.

ÁGUA É VIDA

Além de manter uma alimentação saudável, a professora orienta manter o corpo hidratado com água, pois também é uma forma de ajuda a manter os órgãos funcionando de maneira adequada.

“Estando hidratado, ainda mais para pacientes que estão hospitalizados, ou fazendo VNI [ventilação não invasiva], é fundamental a hidratação. Nesse período da doença, se o paciente não conseguir se hidratar somente com água, que é o ideal, pode incluir uma sopa na alimentação, um suco, uma vitamina, tudo isso ajuda na hidratação. É extremamente importante porque nossos órgãos precisam da água para funcionarem da forma adequada”, ressalta.