Saúde e Bem-estar

Entenda o que é a ‘paralisia do sono’ e como acontece

A paralisia noturna pode estar associada aos distúrbios de sono, e não, a algo místico e sobrenatural como muitas pessoas acreditam

Você já ouviu falar na paralisia do sono? Há quem diga que é uma das experiências mais assustadoras que uma pessoa pode ter na hora de dormir. O distúrbio ocorre, geralmente, quando estão pegando no sono ou prestes a acordar. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, na medicina, ainda não há uma especialidade para o caso. Entre os sintomas, está a sensação de que não consegue movimentar o corpo tendo a consciência de que está acordado. 

“Por serem bastante comuns, as pessoas as pessoas costumam relacionar a paralisia do sono com algo místico e sobrenatural. Porém, cientificamente, o que acontece é que o paciente tem a sensação de acordar no meio do sono sem ter o controle sobre o corpo, o que seria um pesadelo. Apesar de a premissa já ser aterrorizante o suficiente, existem muitos mitos a respeito do problema e isso fez com que o problema ganhasse muita força na cultura popular, apesar disso, o distúrbio é uma questão física (biológica) e não espiritual (sobrenatural) e pode ser agravado ou influenciado pelo cansaço, stress, uma alimentação ruim e a insonia.” explica.

Possíveis causas e fatores de risco

A paralisia noturna pode estar associada aos distúrbios de sono, além de descansos irregulares; Estresse e cansaço elevados; Sono induzido por medicamentos e também baixo índices de melatonina e triptofano podem desencadear um episódio de paralisia do sono.

“O corpo já está em relaxamento muscular máximo, mas a mente ainda está em transição para o sono. Por isso, com as atividades cerebrais de produção dos sonhos já funcionando, acabamos vivenciando um episódio de confusão mental, em que fragmentos de sonhos acabam se confundindo com visões enquanto estamos acordados” diz.

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono propriamente dita acontece a todas as pessoas sempre que dormem. O distúrbio começa quando a pessoa acorda e a paralisia do sono ainda está ativa. Essa é a condição estudada pela medicina do sono.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM (Rapid Eye Movement “movimento rápido dos olhos”), a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa temporariamente incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.