Saúde e Bem-estar

Especialista explica como funciona a terapia de casal

Método auxilia a melhorar a comunicação entre os dois

Cultivar um relacionamento pode ser mais difícil do que parece. Porém, existe uma medida que pode ajudar aqueles que passam por problemas no casamento ou no namoro. A sexóloga e psicóloga Maíne Ferreira explica como a terapia de casal ajuda resolver conflitos e melhorar a satisfação com o relacionamento.

“Geralmente, a terapia de casal tem alguns minutos a mais do que a individual, onde o casal com algum ressentimento não resolvido pode encontrar uma solução. O psicoterapeuta não será um juiz da relação, ele não vai dizer quem está certo ou errado, mas ele irá mediar os conflitos e instruir por meio de ferramentas e dinâmicas formas de lidar com os problemas” explicou.

Alguns podem pensar que a terapia de casal é apenas para resolver questões sérias ou podem ver isso como um último esforço antes de tomar a decisão de terminar o relacionamento.

“A terapia de casal  é um tipo de psicoterapia, que ajuda duas pessoas envolvidas em um relacionamento romântico a entender a relação, resolver conflitos e melhorar a satisfação com o relacionamento. Ela servirá para ampliar o debate e o autoconhecimento. Por que muitas vezes precisam apenas do direcionamento. São as tarefas e a prática que irão ajudar o casal a resolver os problemas, sejam eles mais simples ou complicados” explica.

Confira algumas das principais razões que fazem os casais buscarem ajuda da terapia:

– Melhorar comunicação entre o casal

-Entender as necessidades do outro

-Acabar com a competição entre o casal

-Melhorar a vida sexual do casal

– Ajudar a superar traição ou quebra de confiança

– Aprender a lidar com as diferenças individuais

– Entre outros motivos..