Saúde e Bem-estar

Especialista fala dos cuidados com a alimentação nos dias de folia

O ideal é investir no consumo de alimentos que saciam a fome por mais tempo como frutas, verduras e carnes magras

Para cair na folia com saúde e energia é preciso ter cuidado com a alimentação antes e depois do carnaval. Nesse período que antecede o carnaval muita gente tenta “correr atrás” do prejuízo para chegar à festividade com menos peso e poder exagerar na dose. Para se preparar para a época mais festiva do ano, que demanda muito gasto de energia, a nutricionista, Flávia Amaro, professora e coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio, dá algumas dicas importantes.

Ela alerta, primeiramente, que a busca pelo emagrecimento rápido precisa ter como palavra chave a moderação. “Não adianta querer perder peso da noite para o dia e prejudicar a saúde. São muitos dias de folia, então é melhor não abusar das dietas restritivas e correr o risco de não aproveitar toda a festa”, orienta.

Para seguir uma alimentação saudável, a especialista afirma que o ideal é investir no consumo de alimentos que saciam a fome por mais tempo como frutas, verduras, carnes magras, legumes e grãos integrais.

“Também é importante manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas e água de coco”, completa.

Para pular atrás do trio elétrico é preciso muita energia. Portanto, é necessário também consumir alimentos que são fonte de energia, como os carboidratos. Um exemplo que ela sugere é fazer um sanduíche no pão integral com um ovo cozido ou atum. Além disso, arroz, macarrão, batata, milho e macaxeira também são recomendados.

“Eles vão garantir energia durante a festa. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade”, conclui.