Saúde e Bem-estar

Especialista orienta sobre cuidados ao voltar trabalho presencial

Orientação é que cuidados com a pandemia devem partir de todos, seja de maneira individual ou coletiva, pensando sempre no bem comum

Embora as organizações e empresas começarem a retornar ao trabalho presencial, a pandemia ainda não acabou. Os números de novos casos surgem a cada dia e o cuidado ainda precisa ser redobrado.

Esse é primeiro alerta da professora de Enfermagem da Estácio da Amazônia, Daniela Damaceno, ao comentar sobre os cuidados que precisam ser tomados por todos: empregados e empregadores.

“É imprescindível alertar que ainda estamos em momento pandêmico para a Covid-19, que mesmo com a retomada ao ‘novo normal’, ainda estamos em pandemia, e é de suma importância mantermos todos os cuidados de prevenção preconizados pela Organização de Saúde [OMS] e seguir um rígido protocolo sanitário para evitar novos contágios da doença”, reforça.

Além disso, a enfermeira ressalta que os cuidados com a pandemia devem partir de todos, seja de maneira individual ou coletiva, pensando sempre no bem comum. Por isso, ela lembra que é obrigação das empresas providenciarem medidas para higienizar de forma adequada equipamentos e o ambiente, além de promover o retorno de forma a evitar aglomerações nesses espaços.

“É necessário também providenciar dispensadores de álcool em gel para funcionários e clientes, elaborar material visual de conscientização sobre a forma correta de lavagem e secagem das mãos”, completa.

Os trabalhadores, por outro lado, devem estar sempre de máscara, não compartilhar objetos pessoais e sempre manter o ambiente ventilado, abrindo portas e janelas em locais fechados. “Uma sugestão também é usar sempre copos, talheres e pratos descartáveis, para diminuição de propagação do coronavírus”, diz a professora.

Ela explica ainda que o retorno para casa, após o trabalho, também precisa de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus para quem continua seguindo o distanciamento social. A orientação da enfermeira é para que as mãos sejam higienizadas com álcool em gel antes de tocar nos utensílios e de tomar banho imediatamente ao chegar em casa. “Além disso, deixar o sapato fora de casa; coloque a roupa suja em um cesto de roupas para lavagem posterior e separada das demais; higienize óculos e celular; chaves e bolsas devem ser deixadas em uma caixa separada”, completa.

Ainda sobre esses cuidados, ela explica que a atenção com as roupas usadas na rua é necessária porque alguns estudos apontam que é possível o vírus permanecer vivo por até 24 horas, dependendo do tecido e da porosidade. “O coronavírus geralmente é transmitido por gotículas respiratórias [emitidas por uma pessoa contaminada quando ela tosse ou espirra]. Nossas roupas podem conter gotículas respiratórias, sendo um grande risco de transmissão. Por esse motivo a importância de lavá-las imediatamente após o uso ou manter em recipiente separado das demais”, explica.

Publicidade