Saúde e Bem-estar

Exames de HIV, Aids e hepatites virais são suspensos do SUS

O Ministério da Saúde deixou vencer o contrato da empresa que realizava exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS)

O Ministério da Saúde deixou vencer o contrato da empresa que realizava exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é feito em pessoas com HIV, Aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais. O contrato venceu em novembro.

Os exames, essenciais para definir o tratamento adequado para pacientes que desenvolvem resistência a medicamentos, têm a expectativa de serem retomados em janeiro de 2021.

No início de outubro, o ministério iniciou o processo de licitação para buscar uma nova empresa fornecedora do serviço.

A empresa escolhida, contudo, não enviou os documentos exigidos dentro do prazo, o que exige do MS a abertura de um novo processo de licitação. A previsão é que a abertura do novo pregão ocorra nesta terça-feira, 8.

Na primeira semana de dezembro, o Ministério da Saúde informou ter distribuído uma nota a serviços, na qual afirma que fará o exame em crianças com menos de 12 anos e gestantes com HIV ou Aids.

Pacientes com hepatite C devem receber os medicamentos considerados mais eficazes e dispensam a genotipagem, segundo o texto.