Saúde e Bem-estar

Exames preventivos são a melhor forma de diagnosticar um câncer

Câncer de pele e de mama são os que mais acometem os pacientes em Roraima

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon) atendeu cerca de 30 mil pessoas no ano de 2019. De acordo com o médico oncologista Anderson Dalla Benetta, coordenador da unidade,  câncer de pele e de mama são os que mais acometem os pacientes no estado.

Segundo o médico, os exames essenciais para o diagnóstico precoce. “”A realização de exames em si não é capaz de prevenir o aparecimento de um câncer, mas é capaz de identificar um tumor numa fase tão inicial que pode ser encarada como uma medida preventiva, uma vez que reduzem as chances de complicações e de morte pela doença”
explicou.

Entre os exames indicados, estão mamografia e a colonoscopia (Foto: Divulgação)

O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. Entre os exames que devem ser feito anualmente, estão mamografia e a colonoscopia

“Muitas pessoas me perguntam por que existem mais diagnósticos de câncer hoje do que antigamente, e isso está muito relacionado aos hábitos das pessoas, uma alimentação com muitos produtos industrializados, sem atividades físicas, entre outros” explicou.  

UNACON

Em Roraima, a Unacom é uma unidade que presta um serviço no tratamento do câncer para os pacientes do SUS. Durante o tratamento, os paciente também tem acesso a outros especialistas como fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiros.

A Unacom é credenciada pelo Ministério da Saúde, devido as suas diretrizes e normas, as crianças não recebem atendimentos na unidade.

Confira a entrevista na íntegra: 

Leia mais:

Publicidade