Saúde e Bem-estar

Fórum médico debate Saúde Mental em Roraima

O tema saúde mental será discutido no I Fórum Roraimense de Integração do Jovem Médico, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Roraima.

A palestra “A Saúde Mental do Médico Jovem” será ministrada pelo médico psiquiatra, de São Paulo – SP, Arthur Danila, que é responsável pelo Serviço de Acolhimento Integrado do Núcleo de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina.

Para Arthur, é antiga da noção de que os médicos apresentam maior tendência ao suicídio do que a população em geral, porém este tema passou a ser estudado somente nos últimos anos.

“Atualmente, o impacto dos problemas em saúde mental de estudantes de medicina, médicos residentes, e profissionais, ao longo  de outros momentos da carreira, não pode mais passar despercebido. O cenário negativo atual que caracteriza a saúde mental do médico só poderá ser mudado quando medidas preventivas e assistenciais forem implementadas”.

Outros temas que serão debatidos são: Fundamentos éticos: preparação para o recém-formado e médico residente, Auto Liderança para o médico do futuro. Prontuário Médico: Como preencher e Implicações Legais, A importância do bom preenchimento da Declaração de Óbito e Responsabilidade Civil e Ética do Médico Residente e do Preceptor.

O evento é organizado pela Comissão de Integração do Médico Jovem, do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR). Segundo o presidente da Comissão, Peter Coutinho, o objetivo do Fórum é capacitar e informar os médicos em assuntos prevalentes na profissão e que são importantes para nortear os profissionais.

“Quando saímos da universidade, sabemos lidar com paciente, mas tem outras coisas que não aprendemos no curso, como a ética médica, preenchimento de prontuário e declaração de óbito. Estas e outras questões que são importantes para a carreira serão debatidas durante o Fórum”, contou Peter.

O evento começa às 18h, do dia 24 de maio, com o credenciamento dos inscritos. Já no sábado, a programação inicia a partir das 8h.

Mais informações podem ser obtidas pelo 99115-2570.O evento é gratuito e as inscrições serão feitas pela internet, no link: http://bit.ly/1forumjovemmedico