Saúde e Bem-estar

Fraturas na terceira idade têm recuperação mais difícil

Risco de infecção e falta de mobilidade são um alerta nessa faixa etária

Um problema que traz preocupação para os idosos e que pode ser facilmente evitado são as quedas. Segundo dados do Ministério da Saúde, as quedas são responsáveis por mais de 61% das admissões de idosos em pronto-socorro. 

De acordo com o médico ortopedista Nilo Brandão, além das fraturas serem mais recorrentes nessa faixa etária, os riscos também aumentam, necessitando de cuidados redobrados.

Quando um idoso cai e se machuca, a primeira orientação é não mexer no paciente e chamar pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).

“A primeira medida a ser tomada é não fazer movimentos ou mexer no paciente e chamar pelo atendimento médico. Durante o atendimento, será necessário imobilizar o membro, fazer uma radiografia, não é apenas a osteoporose que faz com que os ossos de idosos fiquem fragilizados, e por isso é preciso fazer exames rotineiramente, principalmente na terceira idade para que qualquer problema de saúde seja detectado o quanto antes” explicou.

Entendendo o risco

As possibilidades de fraturas aumentam com o avançar da idade, principalmente aquelas decorrentes da osteoporose, uma doença que prevalece entre os mais velhos. De acordo com o médico, acometidos por fraturas são: punho, úmero (osso que liga o ombro ao cotovelo), corpo vertebral e quadril, sendo que o principal gatilho para fraturas são as quedas.

“O osso do idoso demora muito mais para regenerar do que os mais jovens. Por isso a possibilidade dessa fratura se transformar em uma infecção é muito maior. Todo o cuidado é necessário principalmente na prevenção. O idoso deve evitar carregar peso, andar por lugares com o piso liso e sempre usar sandálias e tênis antiderrapantes” ressaltou.

Publicidade