Saúde e Bem-estar

Fumo deve ser evitado para garantir a saúde vocal

Falar sem esforço, articular bem as palavras, noites bem dormidas, alimentação saudável, água para hidratar o canal da voz e atividade física regular são algumas das maneiras de cuidar.

Os cuidados com a voz devem começar desde cedo, e a atenção para qualquer alteração deve prevalecer em todas as fases da vida. Especialistas alertam para a importância da prevenção aos fatores de risco como o fumo, por exemplo.

Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber a importância da nossa voz, e a precaução permite mantê-la mais saudável da infância até a vida adulta. Para isso, é preciso evitar os principais vilões que podem comprometer o bem-estar vocal.

De acordo com a fonoaudióloga Manoela Gomes, que há oito anos atua no HGR (Hospital Geral de Roraima), um dos fatores de risco é o fumo, uma vez que irrita os tecidos da laringe e aumenta as chances de aparecimento de problemas como os cânceres de laringe e do pulmão. O fumante passivo também sofre as consequências negativas do cigarro, por isso o ideal é evitar essa prática.

“Evite o uso de cigarros, principalmente durante o período em que se encontra com rouquidão, pois gritar e falar em excesso necessitam de um esforço maior, o que pode provocar a formação de nódulos, irritação, tosse, aumento de secreções e infecções”, esclarece.

Ela explica que a voz é produzida na laringe, onde se encontram as pregas vocais, que no ato da fala se aproximam e realizam um movimento de vibração, sendo produzido o som, dessa forma, a voz precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia. Falar sem esforço, articular bem as palavras, noites bem dormidas, alimentação saudável, água para hidratar o canal da voz e atividade física regular são algumas das maneiras de cuidar.

“É preciso ficar atento à disfonia que também é um problema relacionado à voz, quando o paciente já está com algum sintoma vocal, como a rouquidão, mas a voz rouca é apenas uma das diversas condições disfônicas possíveis. Se você perceber que são sintomas frequentes, que surgem sem motivo e/ou que não desaparecem em alguns dias, é importante consultar um otorrinolaringologista,” concluiu a fonoaudióloga.


Cantora mirim Daniele de Jesus foca na hidratação para manter saúde vocal (FOTO: SECOM/RR)

Segundo a Daniele de Jesus, que canta desde os nove anos na igreja, a base para manter a sua saúde vocal é a hidratação, além de exercícios específicos para estimular a voz.

“Por conta do esforço vocal que tenho no coral da igreja, comecei a pesquisar mais sobre os cuidados vocais e a partir disso iniciei os exercícios de relaxamento para aquecer os músculos faciais, que me ajudam muito na hora de cantar, e também bebo bastante água ao longo do dia e mantenho sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios”, disse.

“O fundamental é beber sete a oito copos de água ao longo do dia, em pequenos goles. Se estiver em ambientes com ar condicionado, reforce a hidratação para manter as cordas vocais limpas e úmidas, alguns alimentos são capazes de alterar a saúde vocal e uma alimentação saudável ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e às cordas vocais. Fale suavemente, de forma pausada, respirando de modo adequado. Ações como gritar, por exemplo, devem ser evitadas, pois o impacto causado por um grito pode lesionar as cordas vocais,” finaliza a fonoaudióloga.