Saúde e Bem-estar

Genética pode alterar os resultados do treino e dieta

Saiba quais os alimentos devem ser evitados

A tendência para engordar, emagrecer ou ganhar músculos, muitas vezes, é o resultado do seu biotipo corporal. Já falamos sobre os biotipos ectomorfo e endomorfo, agora chega a vez dos mesomorfos.

De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, os mesomorfos são caracterizados por ganhar e perder peso muito facilmente. 

“Esse biotipo são naturalmente de pessoas fortes, o que ajuda na construção dos músculos e também apresentam facilidade para ganhar peso em forma de gordura, por isso devem tomar cuidado com o consumo em excesso de calorias” explicou.

Os mesomorfos costumam ter os músculos bem definidos e respondem melhor aos exercícios com peso. Com  uma estrutura óssea grande, mais massa muscular e aparência esportiva. 

“Este biotipo corporal tem facilidade tanto para hipertrofia muscular quanto para metabolizar gordura” explicou.

Entre as características do mesomorfo estão, aspecto esportivo, hipertrofia muscular pouca gordura corporal, ombros largos e peitoral largo.

“Os mesomorfos podem ingerir mais calorias do que o necessário sem se preocupar tanto com ganho indesejado de gordura. Ainda assim é necessário se preocupar com uma dieta rica em nutrientes, uma alimentação balanceada com carboidratos como a tapioca e ovos mexidos para o café da manhã, carnes magras acompanhados de arroz integral e feijão. E uma ceia mais leve como frango grelhado ou peixe são ideais. Mas vale lembrar que o cardápio é apenas um exemplo e os tipos e as quantidades de alimentos podem variar de acordo com o sexo, a idade, o peso e o estado de saúde atual da pessoa” comentou.
 
O que evitar?

Alimentos com alto teor de gordura, como frituras, margarina, pizza, bacon, salgadinhos e hambúrguer;
Embutidos, como salsicha, linguiça, lombo, presunto, mortadela e salame;
Alimentos ricos em açúcar, como, sorvete, bolos, geleias, balas, chocolate e biscoitos;
Cereais refinados, como arroz branco, pão branco, macarrão branco;
Alimentos industrializados, como biscoitos de pacote, macarrão instantâneo, refrigerantes, molhos e temperos prontos e comidas do tipo fast food.

Por Raísa Carvalho