Saúde e Bem-estar

Há 11 anos acamado, paciente recebe atendimento odontológico em casa

 Antes a mãe o levava até a UBS para receber atendimento

“Estou muito feliz, nunca pensei que meu filho pudesse ser atendido em casa”. Esse é o relato da dona de casa Antônia Peres, de 72 anos de idade. Há 11 anos seu filho Eliton Peres, hoje com 38 anos, sofreu um acidente que o deixou acamado. Essa semana, eles receberam a visita de uma equipe que garantiu que o atendimento odontológico do paciente acontecesse em domicílio.

Eliton mede 1,73m e cerca de 90 quilos e para tirá-lo da cama, a mãe precisa contar com a ajuda de outras pessoas. “Meu filho é grande e sempre tenho muita dificuldade quando preciso tirá-lo da cama. Quando vi a equipe chegando na minha casa para atender meu filho eu fiquei muito emocionada. A equipe foi muito atenciosa”, contou dona Antônia.

O atendimento foi possível graças a aquisição do equipamento móvel que possibilita que a estrutura de um consultório odontológico possa ir até a casa dos pacientes acamados.

“Esse consultório portátil é completo, por isso oferece todos os serviços odontológicos da Atenção Básica de forma domiciliar para o paciente que está acamado. Assim conseguimos levar mais saúde para a população, inclusive para aqueles que não conseguem ir até uma unidade básica de saúde”, disse Mauro Leitão, cirurgião dentista, que atendeu o paciente.

Eliton já é acompanhado por uma equipe da Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde Arminda Gomes, localizada no bairro Jóquei Clube, que faz visitas periódicas ao paciente. Ele também recebeu as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 em casa.

Publicidade