Saúde e Bem-estar

Homem acusa Sesai de não cuidar de indígena internada no HGR

Folha procurou o Ministério da Saúde, ao qual a Sesai é ligada, e aguarda retorno sobre o caso

Um homem acusou, de forma anônima, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de não cuidar de uma indígena yanomami, de 47 anos, no Hospital Geral de Roraima (HGR).

À Folha, ele, que acompanha um dos pacientes na unidade, demonstrou preocupação com a mulher, ao dizer que ela estaria “largada às traças”. “Não tem ninguém da Sesai para ver o estado dela, ela está aqui nas mãos de quem está no leito que ajuda. Ela está em estado vegetativo, mas não tem ninguém dessa organização para perguntar como ela está, se vai viver, se vai morrer”, disse.

“Ela está inconsciente, com um tubo no pescoço. De vez em quando ela se engasga e a gente tem que pedir ajuda para os enfermeiros vir aqui e ajudar. Estou revoltado, porque eu sei que tem uma organização que cuida deles e que recebe muito dinheiro pra isso”, acrescentou.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a paciente foi internada no dia 28 de agosto de 2021, na unidade, para tratar de um traumatismo craniano, problema que acabou acarretando sequelas neurológicas.


Hospital Geral de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ainda conforme a pasta, a paciente é da comunidade indígena Ajarani, Município de Caracaraí, mas não vive mais em aldeia, passando assim a conviver com outros indígenas nas ruas de Boa Vista.

A Folha procurou o Ministério da Saúde, ao qual a Sesai é ligada, e aguarda retorno sobre o caso.