Idosos devem esperar seis meses após a 2ª dose para tomar o reforço - Folha de Boa Vista
VACINA CONTRA COVID
Idosos devem esperar seis meses após a 2ª dose para tomar o reforço
Nessa fase da vacinação, o publico alvo são idosos a partir de 70 anos de idade e pessoas imunossuprimidas. Dose de reforço será aplicada com a vacina da Pfizer, independente do imunizante requerido anteriormente
Por Folha Web
Em 13/09/2021 às 11:24
Grupo alvo desta fase pode receber dose do Pfizer independente da vacina que toma anterior. (Foto: Nilzete Franco FolhaBV)

Os idosos a partir de 70 anos, devem aguardar seis meses depois da segunda dose para receber a dose reforço da vacina de Covid-19. Já as pessoas imunossuprimidas, conhecedor do sistema imunológico comprometido por doença congênita ou por uso de medicamentos , podem ser imunizadas 28 dias após completar o esquema vacinal, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

A aplicação da terceira dose da vacina para idosos a partir de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas iniciou nesta segunda-feira, 13. A vacinação é feita de segunda a sábado, das 8h às 17h em cinco locais fixos de vacinação em sistema drive-thru, e nas 14 UBS's com vacinas contra um Covid-19 ( veja lista abaixo).

Dorvalina Souza, de 93 anos, foi levada pela filha Hélia Souza a um dos pontos de vacinação. “Minha mãe está ansiosa por esse reforço. Ela quer rever os filhos, netos e bisnetos. Além disso, não ver a hora dessa pandemia acabar”, destacou Hélia.

A dose de reforço será aplicada com a vacina da Pfizer, independente do imunizante requerido anteriormente. Ou seja, quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca pode tomar uma terceira dose da Pfizer.

Nessa fase da vacinação, o publico alvo são idosos a partir de 70 anos de idade e pessoas imunossuprimidas. (Foto: Nilzete Franco FolhaBV) 

Grupo de imunossuprimidos

O grupo inclui imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas inussupressoras; pessoas vivendo com HIV / Aids com CD4> 200 céls / mm3; uso de corticoide em doses ≥ 20 mg / dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ por 14 dias; uso de drogas modificadoras de resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Documentação

No ato da vacina, os imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina com segunda dose aplicada há 28 dias, CPF ou cartão SUS, original e cópia do exame laboratorial e / ou prescrição médica, receita, assinado e carimbado pelo médico. Os idosos, por sua vez, devem apresentar, além do cartão de vacina, o cartão original com foto, CPF ou cartão SUS.

Confira os locais fixos de vacinação - Segunda-feira sábado (8h30 às 17h):

  • Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves - Centro
  • Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio - Pintolândia
  • Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa - Praça Cidade Satélite
  • Centro Universitário Estácio da Amazônia - União
  • Roraima Garden Shopping - Caçari

UBS com sala de vacina: Segunda a sexta-feira (8h30 às 17h) 

  

UBS's

ENDEREÇO

BAIRRO

UBS Hélio Macêdo

R. Joca Farias nº 2199

Jardim Caranã

UBS Dr. Dalmo Silva Feitosa

R. Austrália, nº 700

Cauamé

UBS Jardim Floresta

R. Ana Cecília Mota da Silva, s / nº

Jardim floresta

UBS Ione Santiago

Av. Sebastião Diniz nº 115

São Pedro

UBS Dr. Sílvio Leite

R. Vicente Tavares de Melo, s / nº

Dr. Silvio Leite

UBS Jorge André G. Vieira

R. CC-24, Nº 341

Laura Moreira - Conj. Cidadão

UBS Arminda LL Gomes

Rua José Airton de Almeida, nº 422

Jóquei Clube

UBS Buritis

R. Raimundo Filgueiras, nº 661

Buritis

UBS Vanderly Nascimento de Souza

Av. Eldorado, nº 19

13 de setembro

UBS Pr. Luciano G. Rabêlo

R. Brecia com Rua Bolonia, s / nº

Centenário

UBS Cinturão Verde

R. Santa Clara, nº 1081

Cinturão Verde

UBS Sen. H. Campos

R. Pedro Aldemar Bantim, nº 28

Senador H. Campos

UBS Santa Luzia

Av. Abel Monteiro Reis, N. 1786

Pintolândia

UBS Dr. Rubeldimar Maia de Azevedo Cruz

Rua Governador Félix Valois, S / N

São Bento

 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!