Saúde e Bem-estar

Idosos exigem maiores cuidados e algumas mudanças em casa

Adaptações devem ser feitas para manter a segurança e o conforto

A jornada da vida tem muitos momentos especiais. São várias fases que traçam o nosso destino desde muito cedo até avançar a idade. E quando chegar na terceira idade, algumas particularidades são exigidas, principalmente dentro da própria casa. É preciso fazer algumas adaptações para oferecer uma estrutura adequada aos idosos, proporcionando segurança, praticidade e conforto.

É importante enfatizar que o nível de mudanças vai depender de algumas especificações, como: idade, nível de mobilidade, condições de saúde e quais os espaços onde o idoso circula normalmente. Os mínimos detalhes podem fazer toda a diferença para pessoas que chegam nessa idade, então tudo deve ser muito bem planejado.

Os corredores devem ter uma iluminação adequada, de preferência os modelos que sejam acionados por sensores de movimento. O mesmo vale para as escadas, que também devem ter corrimão com altura média de 80 cm. Priorize degraus retos, que não sejam estreitos e que também não tenham vãos. Se for possível, substitua por rampas, sempre bem iluminadas.

Já nos quartos o ideal é alterar o tamanho da cama, para ficar a 50 cm do chão, e colocar os interruptores bem próximos dela. Essas duas mudanças fazem com que o idoso não tenha dificuldade em levantar e também evita que ele ande no escuro para acender a luz. Escolha armários com portas leves e cabideiros mais baixos, além de gavetas que tenham travas de segurança.

Um diferencial em muitas mudanças assim é garantir um canto exclusivo para que o idoso possa estimular o cérebro. Reservar uma poltrona é uma boa opção para que ele possa ler algum livro ou praticar outra atividade como jogar xadrez ou completar um caça-palavras, por exemplo.

Observe se nos espaços existem fios onde a pessoa poderá tropeçar. Se houver, fixe nas paredes, com auxílio de canaletas ou até mesmo fita isolante. Evite usar tapetes no chão e móveis com quinas em ângulo reto. É fundamental ter alguma proteção ou até mesmo substituir por mobílias que sejam de pontas arredondadas para prevenir lesões. Em relação às maçanetas, altere para as que têm o tipo de alavanca, exigindo o menor esforço possível.

Em várias áreas, mas principalmente no banheiro, a atenção fica redobrada para o chão. O ideal é que o piso cerâmico seja antiderrapante. Instale barras de segurança no box, lavabo e também próximo ao vaso sanitário. Isso é de suma importância para facilitar o momento em que estiver fazendo as necessidades. 

Essas são algumas adaptações que priorizam a segurança do idoso, sem se esquecer do conforto. Todas as alterações resultam em uma boa qualidade de vida, minimizando riscos de acidente.