Saúde e Bem-estar

Idosos são menos infectados, porém são a maioria em óbitos

Ao todo, são 90 pessoas com mais de 60 anos infectadas em Roraima

Em Roraima, os idosos são menos infectados pelo coronavírus porém são a maioria em número de óbitos. De acordo com o boletim epidemiológico dessa terça-feira (12), o maior número de infectados é entre 30 a 39 anos, representando 24,6% do total de pessoas contaminadas, enquanto os idosos representam 6,9% dos infectados.

Ao todo, são 90 pessoas com mais de 60 anos infectadas em Roraima. Esse número sobe em relação aos óbitos registrados no estado. Dos 27 óbitos, cinco tinham mais de 60 anos e dez estavam no grupo acima de 70 anos de idade.

De acordo com o médico infectologista Domingos Sávio Matos Dantas, esse perfil ocorre não só em Roraima, mas em todo país. Segundo ele, a maneira como o sistema imunológico envelhece é a razão pela qual o vírus é perigoso, especialmente para quem tem mais de 70 anos.

“Existe a tendência que a população mais jovem seja mais infectada, apresentando sintomas leves na maioria dos casos sem necessidade de internação, entre os idosos que são considerados o grupo de risco, já que, caso eles sejam infectados, a possibilidade da doença chegar ao nível grave é maior, e até mesmo a óbito. Não é só a idade em si, mas, é mais comum em pessoas de mais idades terem comorbidades como diabetes, hipertensão entre outros. No caso de coronavírus especificamente, quem tem tabagismo, caso, seja infectado, pode apresentar o nível mais grave da doença”, explicou.

O médico também reforçou que é preciso ter a consciência do distanciamento social independentemente da idade, já que os jovens podem ser assintomáticos e contaminar os mais velhos. “Os mais velhos são grupo que tem bastante consciência, até mais que os jovens. Porém, o que assusta é que ainda vemos muitos idosos desrespeitando a quarentena, saindo para fazer compras nos supermercado ou caminhadas nas ruas”, relatou.