Saúde e Bem-estar

Insônia pode ser tratada com acupuntura, diz especialista

Pela técnica, o paciente é tratado por inteiro, principalmente em seu emocional. Através dela, todas as doenças podem ser tratadas.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, se o fluxo dessas energias estiver em desequilíbrio, provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

A fisioterapeuta Suellem Bantim explica que a técnica trata todas as doenças, pois o paciente é tratado por inteiro, principalmente em seu emocional.

“Todas as doenças podem ser tratadas, desde os distúrbios e desequilíbrios do ser humano, pois tratamos a pessoa como um todo, trazendo o seu equilíbrio”, disse.

“A insônia, por exemplo, é devida a uma inquietação, ansiedade, pensamento acelerado, através dela, fazemos uma investigação profunda no paciente e descobrimos outros fatores que influência no sono do paciente. Tratamos de forma natural, sem dar um remédio para a pessoa dormir”, esclarece.

Ela ainda diz que as principais queixas que chegam até ela é dor ciática, uma dor ou queimação profunda que começa nos glúteos e irradia até a ponta dos pés e a própria insônia.

“Entre elas, tem dor nos ombros, no caso a bursite, tensão na região cervical, enxaqueca, dores nos joelhos, dores no punho, além de diversas dores”, cita a acupunturista.

Fisioterapeuta Suellem Bantim (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Além disso, as pessoas a procuram também quando querem evitar dores e obter concentração em seus afazeres.“Tem gente que usa a acupuntura para aliviar dor de parto, para não sentir dor em cirurgia e procedimentos estéticos, até estudantes que utilizam para se concentrar melhor ao estudar para concurso e faz a acupuntura a fim de focar mais”, exemplifica.

Suellem informa que a técnica chinesa trabalha o corpo para trazer o equilíbrio. “A acupuntura é uma técnica milenar que faz parte da medicina difundida na China. Ela trabalha no nosso organismo através das energias, os estudantes da medicina tradicional chinesa acreditam que as doenças, dores e tudo que acontece no corpo acontece por um desequilíbrio energético”, destaca.

A acupunturista comenta sobre as técnicas nas quais trabalhar para trazer alívio e equilíbrio aos pacientes.“Trabalho com a acupuntura sistêmica que utiliza a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, já as ventosas criam um efeito de vácuo sugando a pele tirando a dor e inflamação da musculatura e a auriculoterapia é a terapia que utilizamos os pontinhos na orelha para estimular o próprio corpo a produzir a cura após a sessão”, explicou.

A fisioterapeuta cita que os pacientes que a procuram se queixam de um problema, e após realizar a técnica acabam curando outras enfermidades.

“A pessoa chega dizendo que quer tratar uma dor na coluna, mas descobrimos que um ressentimento, um trauma do passado, foi a causa dessa dor e acaba que trata outros locais como o intestino, sono, ansiedade”, pontua.

A profissional aborda que a acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas especificas que trazem um mapeamento energético baseado nos órgãos, como pulmão, coração e fígado.

“Conseguimos trabalhar as emoções em pessoas rancorosas, que guardam muitas coisas para si. Isso tudo acaba se transformando em dor ou em doenças graves, após trabalhar essas regiões conseguimos aliviar todo tipo de trauma”, especifica.

O tratamento pode ser feito por profissionais de saúde que fizeram a especialidade na área. Além disso, a acupuntura não tem contraindicações às pessoas que desejam receber a possível cura.

“Não tem contraindicações, mas com grávidas, por exemplo, temos um cuidado especial. Pessoas de qualquer idade e até bebes podem estar usufruindo dos benefícios dessa técnica”, frisa.

Por Camilla Cunha