Saúde e Bem-estar

Instituto de ensino promove campanha para arrecadar potes de vidro

Os potes de vidro com tampa de plástico são a forma mais segura de armazenar o leite materno

Instituto de ensino está promovendo campanha voluntária para doação de potes de vidro para armazenar leite materno na maternidade de Boa Vista.

De acordo com a professora e psicóloga Nara Lisiane , a campanha “Pote de Afeto” é um projeto de extensão do Curso de Psicologia do instituto de ensino.
“Como forma de incentivar os alunos e comunidade em geral sobre senso de solidariedade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social”, explicou psicóloga.

O os potes de vidro serão doados para Maternidade Nossa Senhora de Nazaré para armazenamento de leite materno. Só poderão ser doados potes de vidro com tampa não metálica.

Os potes de vidro com tampa de plástico são a forma mais segura de armazenar o leite materno, pois resistem à altas variações de temperatura, podem ser fervidos, ou levados ao congelador.

As pessoas deverão os pontes de vidros nos pontos de coleta: Clinica de Fisioterapia e Clinica de Odontologia da Cathedral, entrada do prédio de saúde e administração.

Benefícios do leite materno 

A doação de leite é fundamental para os bebês prematuros e que nascem com baixo peso e não podem ser amamentados pela própria mãe. De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

“O leite materno realmente salva vidas. Temos por ano muitas crianças que nascem prematuras, cerca de 11% dos nascimentos, atinge mais de 300 mil crianças por ano. Infelizmente, o leite doado não atende a 100% dessas crianças que precisam”, disse a coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Amanda Moura. Ano passado, 60% dos bebês prematuros ou de baixo peso receberam doação de leite.