Saúde e Bem-estar

Jejum intermitente deve ser realizado com acompanhamento de especialista

A dieta não é recomendada para pessoas com problemas de sono, com ortorexia, que sofrem com ansiedade e/ou estresse, entre outras restrições

O jejum intermitente tem se tornado popular entre as pessoas que almejam a perda de peso. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), além da obesidade, vem junto as doenças como a resistência à insulina, desregulação da glicemia, inflamação, alteração na quantidade de gordura no organismo.  Com isso, a dieta do jejum intermitente é uma das formas para a perda de peso e melhoria na saúde.

Essa prática consiste em ficar algumas horas do dia sem consumir nenhum alimento e líquidos que contenha açúcar. Esse período pode variar de 12 a 36 horas.

De acordo com a nutricionista Talita Nascimento, o jejum intermitente não é feito apenas para perda de peso, mas também para a diminuição da insulina, também para controlar a glicemia. Além de outros benefícios.

“Porém não é somente com esse objetivo que a população utiliza o jejum intermitente, muitos conseguem visualizar resultados em outros aspectos de saúde como por exemplo a diminuição da resistência à insulina, uma maior regulação da glicemia, maior controle dos triglicerídeos no sangue e diversos outros benefícios, isto ocorre principalmente pela adesão a essa estratégia, ou seja, o fato de a pessoa seguir o jejum intermitente à risca traz para ela alguns benefícios”, explica.

A nutricionista ressaltou que é de suma importância ter acompanhamento com profissional, devido às restrições que a dieta exige.

RESTRIÇÕES – Pessoas com problemas de sono; Pessoas com ortorexia; Pessoas que sofrem com ansiedade e/ou estresse; Compulsão alimentar; Atletas e pessoas que praticam muito exercício físico; Crianças, adolescentes e mulheres grávidas; Se tiver um IMC – Índice de Massa Corporal – abaixo de 18,5 ou se estiver abaixo do peso; Se estiver com uma condição de saúde ou estiver tomando alguma medicação sob prescrição médica deverá conversar com o seu médico e Nutricionista antes de iniciar tanto o jejum intermitente como qualquer outra dieta ou prática de exercício físico.