Saúde e Bem-estar

Jovem faz campanha para custear cirurgia no colo do útero

Ramine foi diagnosticada em fevereiro deste ano com um tumor no útero

Aos 21 anos e grávida de seis meses, Ramine Damasceno da Silva, descobriu um câncer no colo do útero, também chamado de câncer cervical, causado pelo vírus HPV, infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano.

Ramine sofre com muitas dores, e sangramento constantes, e diante do alto custo da cirurgia a família da jovem está fazendo uma campanha para financiar a operação em um hospital particular.

“Eu descobri o câncer quando eu estava gestante de seis meses do meu filho. Na gestação sentia dores muito forte, e quando eu fui na maternidade, o médico desconfiou que poderia ser algo no útero. Após exames, biópsia, ressonância, eu fui diagnosticada com câncer no colo do útero”, explicou Ramine.

Ela relatou também que iniciou o tratamento, mas quando teve o bebê as coisas pioraram devido o tumor já ter crescido muito e as cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) demorarem muito para ocorrer.

“Eu fiquei 21 dias internada na maternidade, quando tive alta procurei a Unacon (Unidade de Oncologia de Roraima) logo comecei o tratamento, fiz duas sessões de terapia, mesmo estando grávida. Meu filho nasceu com oito meses e de parto cesária. Após o parto a batalha começou, por conta do tumor que já havia crescido demais, fiquei na espera pela cirurgia pelo SUS, mas assim como eu, tem muitas outras pessoas que também esperam pela cirurgia, e todas são prioritária”, relatou

A família de Ramine, está promovendo uma feijoada para financiar o custo da cirurgia, que custa aproximadamente R$ 26 mil reais. “Estamos na luta pra pagar a cirurgia no particular, que está custando 26 mil reais, e por isso estamos fazendo essa campanha, feijoada, rifa”, mencionou a jovem.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde informa que de acordo com o mapa de cirurgias oncológicas, atualmente 40 pessoas aguardam na fila para realização de procedimento oncológico.

Esses procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento de forma gradativa, conforme mapa de cirurgia oncológica que está em curso, seguindo a classificação de risco, como determina o Ministério da Saúde.

Os trâmites já estão em andamento e todos os pacientes serão convocados, incluindo a paciente Ramine Damasceno da Silva.

A gestão esclarece que todas as cirurgias estavam suspensas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, em função da pandemia de covid-19, medida que alcança alguns procedimentos oncológicos.

Reforça que estão sendo adotadas todas as providências necessárias para acelerar a realização de cirurgias, o que inclui a aquisição de mais insumos, equipamentos e equipe técnica, por meio da contratação de mais profissionais para o atendimento das demandas.

Sobre a feijoada:

A feijoada vai ocorrer no dia 14 de agosto, no bairro Jardim Caranã, avenida Parimé Brasil, 1819.

E para depósitos bancários a família disponibilizou uma conta

Conta Caixa

 Ramine Damasceno da Silva

Agência: 03027

Tipo de conta: 1288

Número da conta: 867647462-0

E para transferência via pix:

Chaves: 048.097.472-12

Banco: Nubank

Publicidade