Saúde e Bem-estar

Leitores dão dicas para manter a saúde mental durante o isolamento

Atividades diversas como criar uma horta, tocar violão, gravar vídeos são algumas das dicas

A partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia decorrente do novo coronavírus, milhões de pessoas no mundo todo tiveram que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza.

Mesmo com o retorno das atividades comerciais previstos para o dia 20 de julho, ainda há uma série de medidas que devem ser tomadas como o isolamento e o distanciamento para evitar uma segunda onda de infecções do coronavírus.

Ainda assim, em busca de evitar o contágio, em um período em que se espera a eficácia de vacinas,  muitas pessoas vivem, hoje, reclusas temporariamente, trabalhando, inclusive, de forma remota.

Confinadas em seus lares, pedem comida e outros serviços delivery, mantêm contato com familiares e amigos à distância e até se exercitam dentro de casa. E é justamente toda essa mudança de rotina, aliada à incerteza do cenário atual e ao confinamento, que podem atrapalhar a saúde mental, dando espaço para o estresse, a ansiedade e a insônia, por exemplo.

De acordo com a Psicóloga Gilvania Dias é de extrema importância criar uma nova rotina para enfrentar esse período. “Uma ocupação pode ser de uma forma criativa, há uma teoria sobre o ócio criativo, que é procurar ter alegria e safistação pessoal no dia a dia, seja dentro de casa, algo que pessoas não estavam acostumadas  e acaba gerando tédio, ansiedade e compulsões como dormir e comer demais” reforça a psicóloga.

Ainda segundo a psicóloga ocupar o tempo com atividades recreativas durante esse período podem ser um desafio, mas ainda assim gerar qualidade de vida. Ouvir música, fazer uma horta, receitas culinárias foram algumas das atividades usadas para ocupar o tempo, e também trazer um significado e um novo aprendizado. Mas é importante buscar por atividades prazerosas e que tenha alguma afinidade com cada um” explicou.

 Fazer uma horta

Que tal fazer uma horta? A jornalista Raísa Carvalho criou um espaço para plantar em casa, mesmo sem experiência. Em tempos de pandemia da Covid-19, esse cultivo caseiro além dos benefícios para uma boa alimentação, também pode virar passatempo.

Leitura

A jornalista e colunista Shirley Rodrigues disse que aproveitou o período para manter a leitura em dia. E mesmo de casa manteve sua rotina de trabalho. Pode parecer simples, mas a rotina é uma forma de você proteger a organização mental. Por isso, estabeleça horários de trabalho, pausas, refeições e não se esqueça de criar momentos de lazer e de descanso.

CÁPSULA DO TEMPO FOLHABV: Neste momento de isolamento devido a pandemia do coronavírus, o jornal Folha de Boa Vista abre espaço para que os leitores possam contar como estão passando por esse momento. Envie o relato com seus dados como nome e profissão para [email protected] com assunto “CAPSULA DO TEMPO FOLHABV “. A ideia é dar um depoimento do período de reflexão e o que você aprendeu com o agora.

As informações também podem ser enviadas para o WhatsApp da redação (95) 99971-5300 ou enviar pelo instagram @folhabv. Faça a sua publicação e marque que iremos repostar.

Publicidade