Saúde e Bem-estar

MPC-RR vai lançar laboratório para atestar a qualidade de medicamentos

Órgão de controle também vai promover, em parceria com a UFMG, o primeiro “Seminário - Qualidade dos Medicamentos no Brasil”

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) vai lançar, a partir das 9h dessa quinta-feira (5), o primeiro Laboratório de Saúde da região Norte. O espaço visa atestar a qualidade dos medicamentos com base em laudos técnicos e orientar profissionais da área.

O lançamento será no auditório Professor Amarildo Nogueira, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), no bairro Canarinho. O evento terá representantes do MPC-RR, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e autoridades e profissionais da Saúde local.

A UFMG atua como parceiro da implantação do laboratório, por meio de cooperação técnica entre as instituições, a exemplo do que acontece com o recém-lançado Laboratório de Engenharia, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

O novo laboratório também será responsável por realizar estudos de dissolução para formas farmacêuticas sólidas, avaliar a autenticidade de medicamentos apreendidos ou identificados em atividades fiscalizatórias, a estabilidade dos produtos armazenados em diferentes cidades do Estado e dos medicamentos fitoterápicos.

“Não será um laboratório somente do MPC. Iremos sempre trabalhar em parceria com os demais órgãos. O objetivo não é punir, mas sim embasar e auxiliar os trabalhos de investigação realizados pelo MPC no combate à corrupção e desvio de verba pública”, explicou o procurador-geral de Contas, Paulo Sergio Oliveira de Sousa.

Seminário abordará qualidade de medicamentos no Brasil

Na tarde de quinta, a partir das 14h, no mesmo local, o MPC-RR irá promover o primeiro “Seminário – Qualidade dos Medicamentos no Brasil”, em parceria com a UFMG. O evento é aberto à comunidade em geral.

As palestras, ministradas por professores da UFMG, irão abordar temas como Especialidades Farmacêuticas no Brasil, Controle de Qualidade de Medicamentos Fitoterápicos e Medicamentos Biológicos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente, por este formulário, até as 23h59 desta quarta-feira (4). Ao todo, serão oferecidas 150 vagas. Todos os participantes receberão certificado.

Programação

13h30 às 14h – Credenciamento
14h às 14h20 – Abertura
14h20 às 15h20 – As Especialidades Farmacêuticas no Brasil l: Medicamentos Inovadores, Genéricos e Similares – Requisitos para comprovação da eficácia, segurança e qualidade (Professor José Eduardo Gonçalves – UFMG)
15h20 às 16h20 – Controle de Qualidade de Medicamentos Fitoterápicos (Professora Priscila Rodrigues Valadares Campana)
16h20 às 16h45 – Intervalo
16h45 às 17h – Assistência Farmacêutica Municipal: Perspectivas e Responsabilidade (Secretária municipal de saúde do Bonfim, Elizeth Spies)
17h às 18h – Medicamentos Biológicos (Professora Débora Maria Abrantes Costa – UFMG)