Saúde e Bem-estar

Mais de 15 mil pessoas fizeram testes rápidos em Roraima

Cerca de 2.100 testes realizados somente no interior

Roraima vive hoje um momento ímpar no combate à pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19). Desde o início da campanha “Por Você e Por Todos – A Sesau Não Foge à Luta”, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), já alcançou

A campanha “Por Você e Por Todos – A Sesau Não Foge à Luta”, do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) tem como objetivo testar 240.000 pessoas em todo o Estado, já alcançou até o momento mais de 2.100 testes realizados somente no interior, sendo 582 em Pacaraima (sede e comunidade Boca da Mata), 311 em Cantá (sede e Serra Grande), 260 em Iracema, 448 em Mucajaí e 567 Bonfim (sede e Jacamim).

 No interior, o trabalho é coordenador pela Cgab (Coordenadoria Geral de Atenção Básica). De acordo com o coordenador, Hélder Fernandes, a receptividade das pessoas que moram longe da capital é a maior recompensa.

 “Realizar o trabalho no interior tem um diferencial, que é o carinho com que somos recebidos. A equipe acorda cedo, organiza toda a logística e tenta atender todo mundo com agilidade e eficiência e o gratificante é receber o agradecimento das pessoas que não teriam condições de pagar por esse exame e que se sentem valorizadas ao receber essa atenção”, esclareceu o coordenador.

Felipe Cardoso, morador de Iracema, disse que a testagem é a melhor forma para mapear a saúde da população. “É algo importante para a população de Iracema, pois só assim vamos descobrir se tem muita gente com COVID-19. Assim é possível iniciar o tratamento cedo contra a doença”, agradeceu.

Para Antônio Carlos, morador de Mucajaí, a testagem é muito importante para a atualização de dados epidemiológicos do município.

“Essa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura é muito benéfica para nós, moradores do município, porque através da testagem podemos ter o diagnóstico de como anda a saúde da nossa população”, afirmou.

Fabíola Menezes, que trabalha no município de Cantá, ficou satisfeita ao receber a equipe.

“Achei interessante a ação, muito bem organizada, porque a gente chega e é atendido muito rápido. É interessante porque alcança a todos, não só moradores, mas também quem está passando pelo município”, contou.

Na próxima semana, outros municípios serão atendidos. A expectativa é seguir o cronograma e realizar a testagem em todas as localidades do Estado. “Estamos indo bem, mas precisamos avançar mais. O Governo do Estado tem somado força com os municípios para que possamos alcançar o maior número de pessoas, garantindo que a população possa seguir a sua rotina com tranquilidade e segurança”, enfatizou o coordenador.

Publicidade