Saúde e Bem-estar

Mais de 20 mil itens de biossegurança são doados para o HGR

Funcionários também arrecadaram uma tonelada e meia de alimentos e produtos de higiene

Entre os meses de maio e junho, a Techint Engenharia e Construção realizou a doação de entrega de 10 mil luvas, 6 mil máscaras PFF2, 4 mil máscaras cirúrgicas, além de 500 litros de álcool em gel ao Hospital Geral de Roraima.

 As doações são um esforço da empresa no combate ao coronavírus para garantir que a população local tenha acesso ao atendimento, caso necessário, e que a equipe médica possa trabalhar com segurança e equipamentos adequados. A portaria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estabeleceu o Hospital Geral de Roraima como unidade para tratamento de pessoas com Covid-19.

Outra ação em apoio à população local foi a campanha de doação promovida pela empresa que arrecadou uma tonelada e meia de alimentos e produtos de higiene para a instituição “Mexendo a panela”. Todo o material foi entregue para a organização, que há quatro anos atende dependentes químicos em situação de rua e imigrantes desabrigados, distribuindo até 1.200 refeições por dia. Além disso, a instituição distribui semanalmente kits de higiene pessoal e de mantimentos infantis às famílias cadastradas e oferece orientações sobre Direitos Humanos e documentações pessoais.

Michele Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Techint, comentou sobre a proximidade com as comunidades nas áreas de atuação da empresa. “Esses são alguns exemplos que fortalecem os valores da Techint, de compromisso com a segurança das pessoas e com a população local nas regiões em que atuamos. Neste momento de crise, atitudes como essas podem transformar vidas.”

Mão de obra que salva vidas

As mãos que montam andaimes e cuidam da parte elétrica e estrutural das obras da Techint também fazem um trabalho que pode ajudar a salvar vidas. A empresa está atuando com o SENAI de Roraima para ajudar a saúde pública e a população na situação de pandemia da Covid-19. Em meio à falta de ventiladores pulmonares, de monitores multiparamétricos e outros equipamentos para a alta demanda dos hospitais, profissionais da empresa atuam como voluntários desde abril no conserto de aparelhos que estavam inativos e serão entregues funcionando ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.

A parceria com o SENAI faz parte da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, uma rede voluntária para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso e habilitá-los para ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.

Quando soube que a empresa estava buscando profissionais voluntários para atuarem na reparação de ventiladores, o eletricista Luiz Chirinos não pensou duas vezes. Para ele, além de ajudar a salvar vidas, a experiência está sendo de muito aprendizado. “É uma grande alegria poder compartilhar meu conhecimento e aprender muito com a equipe do SENAI. Percebi que a Techint não é uma empresa que simplesmente foca no profissionalismo técnico da engenharia e construção, mas tem uma visão humana, que se preocupa em contribuir com a população. É um orgulho poder trabalhar nessa missão”, diz Luiz.