Saúde e Bem-estar

Mais de 33 mil vacinas foram distribuídas aos municípios

Até o momento, 4.370 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19

O Estado de Roraima, que vive um dos momentos mais importantes no que se refere ao trabalho de combate à COVID-19, recebeu mais um reforço de vacinas para o trabalho de imunização da população. O Estado já repassou 33.674 doses de vacinas aos 15 municípios e distritos indígenas para a execução da campanha de vacinação contra a doença.

O repasse dos imunizantes está sendo realizado de forma imediata pelo Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), conforme a demanda apresentada por cada região.

 De acordo com a gerente do Nepni, Alice Dantas, as doses recebidas até o momento ainda serão utilizadas para reforçar o estoque de imunobiológicos para a vacinação ainda na primeira etapa da campanha.

 “Ainda estamos trabalhando com o planejamento da primeira etapa da campanha. Estas vacinas serão utilizadas para a continuidade do trabalho de vacinação do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde para essa primeira etapa, que são os trabalhadores de saúde, indígenas aldeados e idosos acima dos 60 anos institucionalizados”, esclareceu Alice.

Ela enfatizou que o Estado receberá mais vacinas ainda na próxima semana. “É importante esclarecer que na semana que vem outras 14.260 doses serão distribuídas aos municípios para o início da aplicação da segunda dose. A nossa expectativa é continuar com o trabalho, seguindo o Plano Nacional de Imunização”, reforçou.

 

Municípios estão realizando a vacinação

Até o momento, 4.370 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 em Roraima pelos municípios e distritos indígenas. A vacinação tem sido executada por cada coordenação municipal.

 Os dados informados pelos municípios mostram que Alto Alegre vacinou 115 pessoas, Amajari 53, Boa Vista 2.668, Bonfim 108, Caracaraí 210, Cantá 125, Caroebe 27, Iracema 80, Mucajaí 116, Normandia 51, Pacaraima 93, Rorainópolis 296, São Luís 72, São João da Baliza 59, Uiramutã 51 e Dsei Leste 246.

 “Cada município está responsável por executar, na prática, a campanha de vacinação e informar ao Sipni (Sistema de Informação do Ministério da Saúde) os dados sobre a quantidade de vacinas aplicadas. Mas nessas primeiras semanas, o site do Ministério da Saúde tem apresentado muita instabilidade. Por isso, estamos fazendo esse trabalho de forma manual, entrando em contato com cada município para buscar os dados e fazer o consolidado, até que o site do MS esteja pronto. Esse é o compromisso da gestão: de manter a transparência e esclarecimento da sociedade sobre o trabalho que está sendo realizado em Roraima”, acrescentou.

 

Municípios continuam recebendo as vacinas

 De acordo com a coordenadora, seguindo o cronograma, até o momento o Estado de Roraima já recebeu 95.920 vacinas ao todo, sendo 91.920 Coronavac e 4.000 vacinas da Oxford/AstraZeneca.

 “Todas as vacinas estão sendo distribuídas aos municípios pelo Nepni, de acordo com as estimativas populacionais de cada município e distritos indígenas, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo MS”, enfatizou.