Saúde e Bem-estar

Mais de 40 mil pessoas foram atendidas em UBS's nos primeiros dias do ano

A principal razão é o surgimento de diversos casos de síndromes gripais

Os profissionais de saúde de Boa Vista, assim como de outras capitais brasileiras tem enfrentando mais um desafio neste inicio de 2022. Além da Covid-19, o surgimento de diversos casos de síndromes gripais tem contribuído para que unidades hospitalares e básicas da cidade fiquem lotadas.

De 1º a 18 de janeiro, todas as 34 UBS’s de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos. Desse total, quase 30 mil aconteceram apenas nas 8 UBS’s de Covid-19. Quando comparado com a última semana de dezembro 2021, em que foram contabilizados 10.080 atendimentos, houve um aumento de 300%.

“A demanda tem sido cada vez maior, principalmente devido a associação de casos de síndromes gripais e de Covid-19. Queremos reforçar que a população tome todos os cuidados necessários para evitar aglomerações e lotação nas unidades, mantendo as medidas de prevenção. Só com o distanciamento e a vacina, conseguiremos vencer esse vírus”, esclarece Cinthia Brasil, superintendente de atenção básica.

Sintomas da gripe – Os mais comuns são: cansaço, febre, dores nas articulações, tosse seca ou catarro e ainda há casos de dores de ouvido e olhos irritados.

Sintomas Covid-19 – Os sintomas são similares, como febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, cansaço e falta de ar.

Medidas preventivas – As medidas de prevenção contra a gripe comum são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19: Utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar olhos e boca constantemente, evitar aglomerações e locais fechados e aderir a vacinação contra a gripe e covid-19.

A prefeitura de Boa Vista reforça a importância da vacinação para aqueles que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Hoje, são disponibilizadas 8 UBS´s para atendimentos de casos de síndrome gripal e Covid-19 e também 22 UBS´s e dois pontos drives–thru para vacinação contra a Covid-19.