Saúde e Bem-estar

Mais de 500 cirurgias eletivas foram realizadas

Os pacientes que aguardavam na lista de espera estão sendo chamados pela Coordenação Geral de Regulação, Avaliação e Controle, através de ligações telefônicas e busca ativa

As cirurgias eletivas que estavam paralisadas em razão da pandemia da Covid-19 estão sendo retomadas de forma gradativa.

Os pacientes que aguardavam na lista de espera estão sendo chamados pela Coordenação Geral de Regulação, Avaliação e Controle, através de ligações telefônicas e busca ativa. Eles estão sendo reavaliados por especialidades durante a semana, para a realização de exames pré-operatório no Hospital Geral de Roraima, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, para em seguida estarem aptos para internação.

Segundo a diretora geral do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, Patrícia Renovato, foram realizados 547 procedimentos cirúrgicos em pouco mais de um mês, sendo 415 cirurgias no HGR, 55 no HMI e 77 no Coronel Mota.

“Existe uma gama de cirurgias que estão sendo contempladas, como vesícula, cirurgias ortopédicas, pequenas cirurgias, cabeça e pescoço, otorrino, urologia, herniorrafia, entre outros. Portanto, todos serão contemplados com o retorno das cirurgias eletivas e assim restabelecendo a qualidade de vida dos roraimenses”, explicou a diretora.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, ressaltou que o objetivo da ação é zerar a fila de espera, cumprindo com mais uma meta estabelecida pela atual gestão estadual.

“O nosso objetivo é voltar a manter o fluxo de cirurgias atualizado. Oferecendo uma saúde de qualidade para população do nosso estado”, completou.