Saúde e Bem-estar

Manter-se ativo é essencial para uma vida longa e saudável

Combinação de atividades físicas pode reduzir mortalidade em até 80%

Neste momento em que as pessoas têm passado mais tempo em casa, o aumento do comportamento sedentário preocupa as autoridades da área da saúde. Passar oito, dez, 12 horas por dia sentado em frente ao computador pode acarretar sérios problemas, caso não se pratique nenhum tipo de atividade física. Além disso, uma dieta rica em alimentos ultraprocessados e pobre em legumes, verduras e frutas vem se somar à preocupação.

Pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade de Harvard revelou que os brasileiros perderam em média dois anos de vida desde 2020, ou seja, desde que foi declarada a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Estima-se que os bebês nascidos nesse período viverão até 74,8 anos, e não mais até a estimativa anterior de 76,7 anos de vida. Com isso, o Brasil interrompeu o crescimento da expectativa de vida, que vinha desde 2013.

Como aumentar a longevidade da população em meio a um cenário tão estarrecedor? 

Esse foi o questionamento de um grupo de pesquisadores da Universidade Caledônia de Glasgow (CGU), no Reino Unido, em colaboração com o professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Juntos, eles publicaram um estudo que define a combinação ideal de atividades físicas para cada estilo de vida. Os resultados apontam que 30 minutos diários de exercício podem diminuir em até 80% o risco de óbito.

Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou no ano passado as suas orientações para a prática de atividade física, buscando englobar as mudanças pelas quais a sociedade está passando. Agora, a entidade recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada, ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa.

O estudo dos pesquisadores da CGU, em parceria com o professor Hallal, levou em conta pessoas que praticavam atividade física leve, moderada ou vigorosa e aquelas com comportamento sedentário. A combinação ideal de atividades físicas a que se chegou considera três minutos de exercícios para cada hora que se passa sentado. É de suma importância evitar o comportamento sedentário e movimentar-se sempre que possível, assim como dormir uma boa noite de sono e comer saudavelmente.

Para quem quer chegar aos 60, 70, 80 anos com saúde, é preciso praticar atividade física e manter hábitos saudáveis, sempre com o acompanhamento de um médico e de um profissional do curso de enfermagem. Com alguns minutos de exercício por dia, você aumenta suas chances de viver por mais tempo.