Saúde e Bem-estar

Maquiagem vencida pode causar alergia ocular

Uma medida bastante simples, que traz alívio e não possui contraindicações, é a aplicação de compressas geladas

Há quem não saiba, mas maquiagem vencida em contato com os olhos, são suficiente para causar uma alergia ocular. Entre os sintomas, os olhos podem ficar vermelhos, inchados, sensíveis à luz, com lacrimejamento e apresentar uma secreção aquosa. O sintoma mais comum e característico da alergia ocular é a coceira.

De acordo com o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira, os olhos ficam irritados como resposta ao alérgenos. “As alergias ficam mais comuns após o uso de medicamentos, cosméticos (mesmo quando não aplicados nos olhos como por exemplo os esmaltes de unha), ingestão de alimentos, contato com agentes ambientais como poeira ou em paciente predispostos a alergias como portadores de rinites e asma” explica.

O tratamento deve visar a remoção do agente causador da resposta alérgica e uso de medicamentos para modular a resposta das células de defesa do organismo.

“ Uma medida bastante simples, que traz alívio e não possui contraindicações é a aplicação de  compressas geladas tão logo o quadro tenha início. A manifestação inicial costuma ser o inchaço acompanhado de vermelhidão e coceira. É muito importante evitar o ato de coçar, pois, através dele, pode-se desenvolver uma infecção secundária ou se agravar doenças da córnea, como o ceratocone” relata o especialista.

Para evitar, a melhor maneira é através do não-contato com o agente causador. Para fins práticos, recomenda-se manter ambientes arejados e filtros de ar condicionado sempre limpos. 

“Deve-se evitar bichos de pelúcia, o uso de tapetes e cortinas de tecido. Também é aconselhável evitar o uso de medicamentos e cosméticos que estejam fora do período de validade. O mesmo se aplica à ingestão de alimentos vencidos” diz o oftalmo.

Atualmente existem várias medicações extremamente eficazes para prevenir e aliviar os sintomas de alergia ocular. O seu oftalmologista é o profissional mais indicado para receitar a medicação mais apropriada para o seu caso.

Alergia ocular ocorre quando o olho entra em contato com substâncias que lhe causam alergia (Foto: Divulgação)

Confira algumas dicas: