PUBLICIDADE
SAÚDE DOS OLHOS
Maquiagem vencida pode causar alergia ocular
Uma medida bastante simples, que traz alívio e não possui contraindicações, é a aplicação de compressas geladas
Por Raisa Carvalho
Em 12/06/2019 às 09:00
De acordo com o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira, os olhos ficam irritados como resposta ao alérgenos (Foto: Divulgação)

Há quem não saiba, mas maquiagem vencida em contato com os olhos, são suficiente para causar uma alergia ocular. Entre os sintomas, os olhos podem ficar vermelhos, inchados, sensíveis à luz, com lacrimejamento e apresentar uma secreção aquosa. O sintoma mais comum e característico da alergia ocular é a coceira.

De acordo com o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira, os olhos ficam irritados como resposta ao alérgenos. “As alergias ficam mais comuns após o uso de medicamentos, cosméticos (mesmo quando não aplicados nos olhos como por exemplo os esmaltes de unha), ingestão de alimentos, contato com agentes ambientais como poeira ou em paciente predispostos a alergias como portadores de rinites e asma” explica.

O tratamento deve visar a remoção do agente causador da resposta alérgica e uso de medicamentos para modular a resposta das células de defesa do organismo.

“ Uma medida bastante simples, que traz alívio e não possui contraindicações é a aplicação de  compressas geladas tão logo o quadro tenha início. A manifestação inicial costuma ser o inchaço acompanhado de vermelhidão e coceira. É muito importante evitar o ato de coçar, pois, através dele, pode-se desenvolver uma infecção secundária ou se agravar doenças da córnea, como o ceratocone” relata o especialista.

Para evitar, a melhor maneira é através do não-contato com o agente causador. Para fins práticos, recomenda-se manter ambientes arejados e filtros de ar condicionado sempre limpos. 

“Deve-se evitar bichos de pelúcia, o uso de tapetes e cortinas de tecido. Também é aconselhável evitar o uso de medicamentos e cosméticos que estejam fora do período de validade. O mesmo se aplica à ingestão de alimentos vencidos” diz o oftalmo.

Atualmente existem várias medicações extremamente eficazes para prevenir e aliviar os sintomas de alergia ocular. O seu oftalmologista é o profissional mais indicado para receitar a medicação mais apropriada para o seu caso.

Alergia ocular ocorre quando o olho entra em contato com substâncias que lhe causam alergia (Foto: Divulgação)

Confira algumas dicas:

  • - Mantenha o ambiente sempre livre de poeira, arejados e com boa exposição ao sol para evitar formação de bolor;
  • - Evite objetos que acumulem poeira como cortinas, carpete, tapete, bicho de pelúcia, livros e documentos antigos, etc;
  • - Forre travesseiros e colchão com capas impermeáveis;
  • - Evite uso de vassoura e espanadores, prefira pano úmido para retirar a poeira;
  • - Sempre que possível, exponha a roupa de cama ao sol e lavar em água quente;
  • - Evite ambientes com muito pó, fumaça ou com odores fortes;
  • - Lave roupas guardadas há muito tempo antes de usá-las;
  • - Antes de adquirir animais de estimação, faça um teste de alergia aos pêlos;
  • - Cuidado com plantas e flores dentro de casa, o polén pode causar alergia;
  • - Mantenha o filtro de ar condicionado sempre limpo;
  • - Evite coçar os olhos, pois isso estimula a alergia ocular.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
PUBLICIDADE