Saúde e Bem-estar

Médico alerta população sobre exposição excessiva ao sol

Campanha "Dezembro Laranja" tem objetivo de estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele

Conhecido como Dezembro Laranja, o mês tem o objetivo de estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, reforçando o cuidado com a exposição excessiva ao sol. A campanha deve ser levada em consideração pela população, pois todos os anos, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 2.300 pessoas morrem por conta da doença. Ainda no Brasil, surgem em média 176 mil novos casos a cada ano. 

Segundo o cirurgião oncológico Eric Ferreira, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, sendo o mais comum entre todos os tipos dessa doença, representando 30% dos diagnósticos.

Eric Ferreira explica que a melhor forma de se prevenir contra o câncer de pele é se protegendo, pois a maior causa é a exposições constantes a raios solares. “Evitar exposição solar entre às 10h e 16h, quando a luz UV [Ultra Violeta] é mais intensa, usar camisas de mangas compridas, chapéu, protetores solares com no mínimo [FPS] 30 e óculos”, orientou.

Tipos de câncer de pele

 A doença é dividida em dois grupos, melanomas e não melanomas. O câncer não melanoma está ligado à exposição crônica ao sol em pessoas com mais de 50 anos e de pele e olhos claros. Quando tratados precocemente, podem chegar a altos índices de cura. 

“O melanoma é menos frequente, de pior prognóstico e mais alto índice de mortalidade. Surge como uma pinta escura ou sobre uma pinta ou sinal pré existente que pode crescer, mudar de cor ou apresentar sangramento. Acometem pessoas de pele clara, que têm muitos sinais e história de familiares próximo acometidos por melanoma”, explicou o oncologista.

O médico explicou ainda sobre os tipos de tumor, que é um crescimento de células desordenadas. Segundo ele, quando esse tumor tem uma característica de não invadir outros órgãos e de não levar a uma doença grave ou a morte, esse tumor é considerado benigno.

Médico Eric Ferreira ressalta importância dos cuidados com o sol (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)