Saúde e Bem-estar

Produtos de limpeza em excesso podem causar intoxicação

Médico alerta para as misturas de produtos químicos

A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, o médico infectologista Domingos Sávio Matos Dantas alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.

Segundo ele, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos de limpeza devido a orientação em relação a pandemia do coronavírus.

“Nós estamos observando o aumento de casos de intoxicação com produtos usados na limpeza domiciliar, principalmente durante a pandemia, a Anvisa divulgou uma nota técnica com instruções de como utilizar e armazenar esses produtos. Vale lembrar que muitos deles não podem ser misturados, e que devem ser usados com uma quantidade de acordo com o rótulo” explicou o médico.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica sobre o uso e o armazenamento adequados de substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção. Confira as orientações

Orientações básicas

-Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

-Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

-Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

-Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.

-Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.

-Evite a mistura de produtos químicos.

-Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

-Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.

-Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.