Saúde e Bem-estar

Médico ressalta a importância de tomar as duas doses da vacina

Ele acredita que os atrasos para tomar a segunda dose podem estar relacionados à falta de informação da população e ao compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais

Com a informação de que 8.555 pessoas, em Roraima, deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus, divulgada pelo Ministério da Saúde, a reportagem da FolhaBV entrevistou o médico infectologista, Domingos Sávio, que ressaltou a importância de concluir a imunização.

De acordo com o médico, as vacinas contra o vírus são muito seguras e poucos efeitos colaterais foram registrados, porém sem a segunda dose não há garantia de que a pessoa esteja imunizada.

Ele acredita que os atrasos para tomar a segunda dose podem estar relacionados à falta de informação da população e ao compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais.

“As duas vacinas que temos disponíveis necessitam de duas doses, pois só a partir de 14 à 28 dias após tomá-las que o organismo do indivíduo começará a criar anticorpos neutralizantes que impedirão a infecção ou minimizarão os efeitos do vírus”, afirmou.

Caso alguém tenha atrasado a segunda dose da vacina, o médico aconselha buscar um ponto de vacinação imediatamente.

“Os estudos da vacina foram feitos com os prazos recomendados, então se a pessoa tomou a primeira dose e atrasou a segunda, deve procurar tomá-la, apesar de que pode diminuir a eficácia”, explicou.

VACINÔMETRO – Em Roraima já foram aplicadas 88.220 doses de vacinas, sendo 60.264 na 1ª dose e 27.956 da 2ª dose da vacina. O estado já recebeu do Ministério da Saúde 154.460.