Saúde e Bem-estar

Menos de 7% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Roraima

É importante que os pais vacinem os filhos, pois há risco da reintrodução do vírus no Brasil

A preocupação com a reintrodução da doença no Brasil é alta, principalmente levando em consideração a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. O Governo de Roraima emitiu um alerta para que os pais ou responsáveis de crianças menores de cinco anos busquem imunizá-las contra a poliomielite.

“O risco da reintrodução do vírus no Brasil tem sido de muita preocupação neste momento. Há relatos não oficiais de casos na Venezuela, o que aumenta essa preocupação”, destacou a gerente estadual do NCPFIT (Núcleo de Controle da Pólio, Paralisia Flácida, Influenza e Tétano) da Sesau (Secretaria de Saúde), Larissa Costa. 

Até o último dia 29 de agosto, o Estado havia contabilizado a aplicação de 3.194 doses de imunizantes durante a campanha de vacinação contra a Pólio e Multivacinação, de responsabilidade dos municípios.

No entanto, o quantitativo equivale a apenas 6,41% do total de 63.565 crianças que precisam ser imunizadas contra a doença, um número muito abaixo da cobertura de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.

A gerente do NCPFIT ressalta que a única forma segura e eficaz de manter as crianças livres da doença é por meio da vacinação.

Além da Sesau, a adesão da população à campanha de vacinação tem sido acompanhada de perto pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).

VACINAR É PREVENIR

Vale ressaltar que a campanha de combate a Poliomielite e Multivacinação encerra no dia 9 de setembro, e que até o momento não há nenhuma sinalização do Ministério da Saúde sobre uma possível prorrogação.

Por esse motivo, é importante que a população não deixe de procurar pela vacina, que está disponível em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde).

“Sabemos que a comunicação é primordial para se alcançar o resultado esperado. Por isso, todos os meios possíveis de comunicação devem ser utilizados para alertar a população sobre o alto risco de reintrodução da pólio no País e informar os lugares onde estão sendo disponibilizados esses serviços de vacinação”, finalizou Larissa.

 Confira os pontos de vacinação em Boa Vista:

Publicidade