Saúde e Bem-estar

Metade dos testes rápidos em UBS’s de Boa Vista é positivo para Covid

Situação ocorre em meio à nova onda de sintomas gripais e do novo coronavírus, doença que já interna mais de 120 pessoas no estado

Nos 19 primeiros dias de 2022, as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista fizeram 9.283 testes rápidos, dos quais 4.828 deram resultado positivo para a Covid-19. A informação é da Prefeitura de Boa Vista.

Em percentual, a taxa de positividade dos testes realizados em janeiro está em 52%, bem acima dos 12% registrados nas duas últimas semanas de dezembro, quando 389 dos 3.230 testes feitos deram resultado positivo.

A Prefeitura já havia informado que as 34 UBS’s da capital registraram, nos primeiros 18 dias do ano, aumento de mais de 300% no número de atendimentos em relação à última semana de dezembro, e que a maioria da procura foi pelas oito unidades que atendem exclusivamente casos de Covid-19.

Isso é reflexo da nova onda de casos de gripe e Covid-19 pós-festas de fim de ano, que motivou, por exemplo, o Governo de Roraima a reativar o Hospital Estadual de Retaguarda, e o Ministério Público Estadual (MPE-RR) a recomendar o cancelamento de eventos que possam promover aglomerações.

Estado revive aumento de casos, mortes e internações por Covid-19

Em quase três semanas de 2022, Roraima já confirmou 5.716 casos conhecidos do novo coronavírus. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), só nessa quarta-feira (19), 11 municípios somaram 944 testes positivos.

O estado, que chegou a ficar 21 dias sem registrar mortes pela Covid-19, já contabiliza seis em 2022 e investiga outras três, ocorridas já neste ano, e que são suspeitas de terem sido causadas pela doença. Só na quarta, Roraima confirmou dois óbitos.

Conforme a última atualização, o estado tem 122 pacientes internados com o novo coronavírus. Isso representa um aumento de 165% em relação a três semanas atrás.

A maioria dos atuais pacientes estão em leitos de enfermaria, com 98 pessoas com quadro mais estável. Vinte casos graves são atendidos em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras quatro pessoas respiram com a ajuda de suporte ventilatório.