Saúde e Bem-estar

Ministério da Saúde rebate acusação sobre assistência a indígena no HGR

Pasta disse que Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami chegou a realizar busca ativa junto à etnia com o objetivo de encontrar familiares da paciente para que fossem informados sobre seu estado

Após a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) ser acusada de não cuidar de indígena yanomami internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), o Ministério da Saúde rebateu ao informar que o órgão acompanha o tratamento de saúde da paciente, com visitas semanais de assistente social.

“Além disso, o serviço social do DSEI [Distrito Sanitário Especial Indígena] Yanomami chegou a realizar busca ativa junto à etnia com o objetivo de encontrar familiares da paciente para que fossem informados sobre seu estado”, informou o Ministério, em nota.

A pasta detalhou, ainda, que a indígena foi internada em agosto passado, no HGR, após sofrer acidente de trânsito em perímetro urbano, que resultou em traumatismo craniano. “Devido às consequências da colisão, segue internada e sob os cuidados do Estado, tendo em vista que necessita de tratamento altamente especializado”, disse.

Segundo a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), a paciente pertence à comunidade indígena Ajarani, Município de Caracaraí, mas não vive mais em aldeia, passando assim a conviver com outros indígenas nas ruas de Boa Vista.