Saúde e Bem-estar

Moscas podem transmitir de infecções a pneumonia

Médico reforça que as pessoas não devem consumir alimentos que estão destampado

Muitos roraimenses têm reclamado de uma infestação de moscas nesse período chuvoso, e cada um tem uma receitinha para espantar o mosquito. Mas o incomodo com o inseto, pode ser muito maior, já que ele pode transmitir mais doenças do que se imagina.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos, a  mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) carregam, cada uma, mais de 300 tipos de bactérias que podem trazer aos seres humanos, incluindo infecções no estômago, intoxicações e até pneumonia.

De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente. “Quando a mosca pousa sobre a comida, ele pode espalhar as bactérias. Elas podem ser a causa de uma série de doenças e viroses, ao ser inalada ela pode atingir órgãos como o pulmão e causar a pneumonia” diz.  O médico reforça que as pessoas não devem consumir alimentos que estão destampados. “As moscas pousam em aterros sanitários e se alimentam de todo tipo de comida em decomposição, animais mortos e matéria fecal. Elas são potenciais vetores de doenças para humanos, animais e plantas” relata.

É importante lembrar de desinfetar a cozinha, as bancadas e seus puxadores, já que esses locais podem apresentar uma grande quantidade de bactérias e fungos. “Além disso, lembre-se de desinfetar o banheiro e utilize na sua casa sprays antibacterianos e lenços desinfetantes”    

Pesquisa

Os pesquisadores analisaram 116 moscas de diversos habitats de três continentes e utilizaram técnicas de sequenciamento de DNA para identificar as bactérias que estavam sobre o corpo dos insetos. A mosca doméstica, encontrada em todo o planeta, carrega 351 tipos de bactérias. A varejeira, mais comum em climas quentes, 316 tipos. Muitos dos microorganismos foram encontrados em ambas as espécies.

Dicas para evitar moscas

Coloque o lixo na área externa da casa, higienizá-lo com frequência e ainda utilizar produtos à base de eucalipto, já que esse odor consegue espantar as moscas.

Se você notar a presença de uma mosca em um ambiente, experimente fechar as cortinas e deixe somente uma frestinha de luz próxima a uma janela aberta, é garantido que ela buscará a luz e irá embora.

Não podemos esquecer que nossos animais de estimação também têm hábitos propícios ao aparecimento de moscas. Muitas vezes, os pets deixam uma pequena porção de alimento ou ração ou alguns farelos que acabam ficando descobertos em seus potes de comida.