Saúde e Bem-estar

Muito tempo em casa pode aumentar os riscos de acidente doméstico

Veja alguns cuidados importantes

O isolamento social é ainda a única forma de prevenir a contaminação do novo coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde. Por conta disso, a casa passou a ser o local de trabalho, diversão, e a escola das crianças, além de local de descanso ao final do dia.

A adaptação dentro de casa, necessária para o home office e para as crianças estudarem, também precisa vir acompanhada de bastante cuidado com os riscos de acidentes domésticos, principalmente com os pequenos e os idosos.

Panelas quentes, churrasqueiras, velas, fósforos e brincadeiras no quintal, situações corriqueiras do dia a dia, são algumas das circunstâncias que podem levar à acidentes domésticos, causando ferimentos leves e até graves nas pessoas. Por essa razão, de acordo com a professora do curso de Enfermagem da Estácio da Amazônia, Ester Correa Rodrigues de Faria, a família precisa ficar “sempre atenta para nunca deixar crianças pequenas ou idosos sem supervisão”. 

“Ou seja, nunca deixá-los sozinhos, além de orientar sobre o manuseio correto de equipamentos como micro-ondas, panelas com frituras e cuidado para não deixar o chão molhado, evitando quedas no caso de idosos onde a gravidade da fratura é maior, por exemplo”, completa a especialista.

Outro alerta da professora de Enfermagem é quanto ao uso do álcool gel para prevenção à Covid-19.

“Com o aumento da utilização do álcool gel, cresce também o risco de ocasionar queimaduras graves, uma vez que o álcool é inflamável, seja na sua forma líquida ou em gel. No nosso Estado, o risco também existe durante os apagões de energia, onde muitas pessoas utilizam velas e, por este motivo, existe um aumento no risco de incêndios domésticos”, reforça.

A professora também orienta sobre os primeiros cuidados após um acidente doméstico. Ela explica que se a situação for grave, como incêndios, quedas ou queimaduras extensas, a primeira medida é ligar para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou procurar uma unidade de atendimento de saúde mais próxima de casa. 

“Importante ter o cuidado de não ir aos locais de referência ao Covid-19, que em Roraima tem sido no HGR [Hospital Geral de Roraima]. Portanto, no caso do nosso estado, a indicação é procurar o atendimento do hospital Cosme Silva”, explica. Por fim, ela alerta que nunca se deve administrar medicamentos por conta própria, por recomendações de amigos ou ainda que encontrou na internet. 

“Medicamento é coisa séria e deve ser tomado com prescrição médica. Em caso de queimaduras, a recomendação é lavar apenas com água corrente e nunca passar na ferida produtos como café, creme dental e outras substâncias que podem agravar ainda mais o dano causado na pele”, ressalta.